domingo, novembro 29

Documentário de mim mesma



Não é novidade dizer sobre meus sonhos e o que de fato quero construir. Mas pode ser novidade estes sonhos e essas realizações saírem em algum lugar: no virtual, no papel ou na TV.
Aos poucos, venho exteriorizando as vontades loucas  e que afloram a cada instante. Busco em mente tudo aquilo, do possível ao inalcançável, do absurdo ao tolerável. O que seria de mim sem meus sonhos??
Sabe quando a gente tem plena convicção de que alguma coisa não é pra gente? De que quando olhamos um concurso, uma promoção, uma entrevista ou uma matéria na TV, sempre falamos: Nunca vou ganhar isso! E de fato, nunca mesmo, pois nem se quer há a tentativa frustrada de se conseguir algo... Foi ai que tentando dali, clicando aqui, ligando pra cá... que recebi um telefonema pra participar de um documentário na NatGeo sobre a Colômbia que o mesmo irá ao ar em Janeiro. Como me senti naquele momento? Me ligaram da Colômbia, falamos em espanhol e depois de uns 10 min desligo o telefone com o coração já em ritmo diferente do habitual. Me deu uma sensação de luta, conquista, garra, força de vontade e p q não, acreditei mais em mim, ora bolas! Mesmo não podendo ir, no momento em que eles queriam, me realizei, me configurei por um instante na fantasia de se aparecer numa TV!
Logo um e-mail da TV Brasil, em que diziam agradecidos pelo apoio que estava dando ao programa - América Latina - Tal como somos! Todas as sextas a noite! Sabe quando vc se identifica, quando vc sabe que aquilo te faz bem... esse programa é mmmuito legal, um documentário percorrido por toda Am. Latina, visitando povos, culturas, cidades, pensamentos, alegrias, tristezas, mas todos com algo em comum, a esperança!
Eis que, recebo, Rodrigo Yamagushi e Marina, no meu aniversário,  me cumprimentam com a seguinte frase: E Tati, te vi na revista, foto bonita heim! Não entendi nada, até pq são tantas as revistas que venho buscando alguma coisa que até me perco de tanta coisa que já tentei publicar. E não é que foi verdade... Sai na revista Viagem e Turismo edição Julho com a capa de Gramado, contei sobre minha experiência em Colônia del Sacramento, no Uruguai.
Os sonhos continuam, a liberdade de se expressar e de procurar as coisas que te fazem bem é a mais pura vontade de viver!
Resultado: ainda tenho muito que sonhar, pq definitivamente,  alimentam meus dias e minhas histórias!

domingo, novembro 22

Cumpleaños feliz


o bolo, a bandeira!
Uma vez me disseram que aniversário é o dia mais especial da sua vida! Isso mesmo, o melhor dia: "lo mejor, the best! " Nunca tratei desta forma, pensava que: viagens; festas alheias; promoções; sorriso de uma criança; comida para os que têm fome; chocolates,  fossem as coisas mais maravilhosas... De fato são, mas o que se esconde atrás desses caprichos mundanos??? Não seria a vida, propriamente dita? Isso mesmo, a sua vida! Portanto, quando alguém te liga, te manda recado, te deseja, te abraça, te presenteia, ou simplesmente compartilha da mesma comida e bebida nessa data, não é porque tão somente querem festejar um sábado qualquer, ou porque te consideram como uma pessoa especial. Sabe o que é: Porque todos nós, somos especiais, todos! Pq o mesmo lugar que viemos é o mesmo que iremos.
Festejar, então esta data é mais que 1 ano de vida, mesmo sabendo que idade não é alimento da alma, é algo fictício é mais que ganhar experiência e 1 ruguinha a mais, é de fato, mais uma trajetória, mais sonhos, mais fantasias. Um ano completo se passou e de histórias vamos construindo e nos construindo! Pq fazer aniversário é o dia em que vc nasceu! Estoy aquí querendo siempre lo mejor para todos! Então, completo 24 anos, com um desejo enorme de unir o que fiz, o que sou e o que me mantém, nesta ordem: viagens, raizes, família/amigos. Quis unir, então, a alegria e o carinho das pessoas + o respeito e sensibilidade para com nossos vizinhos latino-americanos. Sim, uma festa latina, pra dizer realmente o que sou e o que pretendo ser. E hj vejo que realmente, hj É o melhor dia da minha vida, pq representa como um flash back de tudo que fiz, vi e vivi! Queria compartilhar com vc e consegui! Ta aí, já coloco na listinha dos Top5: um dos melhores "cumpleaños" que ja tive!
Com 160 músicas ouvidas aleatoriamente, desde os melhores sambas da velha guarda da Portela, Martinho da Vila, Maria Rita, Carmem Miranda, até os mais consagrados boleros, ritmos cubanos e tb um pouco de salsa, rumba, merengue e reggaeton! Aaaa Sidney Magal e Beto Barbosa tb foram prestigiados.... Caiu na graça da galera, a diversão foi alvo de comentários positivos e agregadores. Quero festejar com vcs o que temos de mais belo e feliz e que ninguém conseguiu nos tirar: as nossas músicas!
Seguiu com um bolo especial, com a bandeira do Brasil, sim, pq somos latinos e amo meu país, acompanhado de alfajores Uruguaios.... Das bebidas, tequila, cachaça, Mojitos, Cuba Libre, Caipirinhas... O colorido me consome, me emociona, me anima!
Só tenho a dizer, obrigada! "... de tu querida presencia, comandante, Che Guevara..."
A piñata Bush foi motivo de piada, chacota... é, essa era intenção.
Uni as coisas mais especiais da minha vida: minha familia, meus amigos, músicas, alegria, cor e meu mais 1 ano! E é hoje!


quinta-feira, novembro 5

"O que estava eu fazendo"


foto do meu balão na sacada
"Que estava eu fazendo?" -
Certa vez lendo mais um livro, da Senhora Lispector me entusiasmei com essa frase acima! Isso mesmo, diante de um livro inteirinho, uma única frase foi aprazível, que me fez sentir "vagalhões de mudez"...
Além de tentar parar o tempo e perceber o quê ando fazendo, ou o quê ando "vivendo"(??? ). Marquei a página, grifei com caneta colorida, até buscar sua total compreensão.Me veio um turbilhão de perguntas, questionamentos infindáveis que, mesmo sabendo  que não me valem de nada, são razoáveis pro meu mundo de pequenas causas. Sabe quando vc dá atenção demais pra coisas que são de menos??? É assim!
O que estava eu fazendo?? Dizendo??? Planejando??? Observando??? E, aonde estava "eu"??? Será que me encontrei??
Das coisas que quero, que busco e que sonho, estão devidamente catalogadas no meu caderninho, mas esse é humilde e singelo, dando espaço pra mais e mais coisitas entrarem, pq sonhos são transformados, ampliados, libertados pro mundo de realizações. Quero pouco, mas é tão pouco que me consome muito! Meus dias são, além trabalho, reflexão, demasiadamente de libertação no sentido da fé.
Mas essa pergunta martela: "Que estava eu fazendo?"
Deixei passar coisas, pessoas, sentidos e desejos... deixei para o próximo ano mais uma viagem dos meus sonhos (aguardem), deixei uma pessoa esperando, o telefone tocando, uma mensagem sem resposta.... apenas deixei. Deixei de ser "EU" muitas vezes... mas da vez que me encarei de verdade, foi no escritório, diante de 11 colegas de trabalho, 4 gestores  e 1 diretor... Portanto, que estava eu fazendo naquela sala?? Abusei de mim mesma, apesar da timidez, gosto de integração! E não é que o assunto foi, trabalho mais diversidades, contei sobre viagens, pessoas, culturas, idiomas, sustentabilidade, projetos, sonhos.... ao sair da sala meu telefone toca, já estava feliz, apenas isso, não sabia o que poderia acontecer, mas estava aliviada por eu mostrar meu Eu ahaha. Trrrimm, trimmm, Alô! Olá Tati, sou eu o gestor da sua dinâmica... ungkupt! pois bem, pode falar. Vc nos mostrou um modelo diferente e o mundo é a sua casa! A vaga é sua! Fiquei feliz pq além da conquista pela promoção, eu, Me conquistei, de verdade.
O que estava eu fazendo??!!!
De uns tempos pra cá, minha conectividade com este mundinho virtual está um tanto abalada, mas mesmo nesse corre-corre, tento registrar, com carinho, minhas pequenas e insólitas histórias. Quero ser vovó um dia e contar histórias para crianças, num mundo já diferente do que vivemos hj! Quero ler e reler o que de fato, me construiram: meus sonhos! Portanto, o que estava eu fazendo, quando meu blog foi premiado como um dos melhores do BR??? (vide selo ao lado) Se, de fato é um dos melhores do BR, sinceramente não sei e prefiro continuar não sabendo, pois, o que importa pra mim é a maneira mais simples e romântica que venho  desenhando este bloguinho. Mas quero sim, agradecer ao site pelos elogios e as pessoas que entram e que mandam comentários seja aqui ou via e-mail! Até um cara lá da Indonésia escreveu por aqui! Thank you!!!
Digo que postar está difícil, pois meus dias incrivelmente terminam com 24 horas rodados. Hj mesmo lavei roupa à meia noite (2ª vez, ainda estou no processo de relacionar-me com a máquina), horas atrás chegava de um dia de trabalho, de um dia de inglês (sim, voltei, 2 anos em Barra do Piraí, + uns anos em Volta Redonda, dessa vez eu acabo logo com isso, I hope so much)!, sem contar na academia e na hidroginástica (estou verdadeiramente feliz com esse negócio, a malhação é forte, mas nada se compara estando na água, como um peixe, ahaha)... Não é que conheci uma francesa, a Silvie que mora do outro lado da rua...Oui Madame, ou seja: Je m'apelle Tatiana. Très bien! Estou gostando muito das aulas de frânces! Silvie me faz lembrar da minha querida professora de espanhol, Rossana... uma boliviana que me fez admirar não só sua língua, mas tb a amar seu país e sua família de lá... salar de Uyuni, eu acho que foi tão fantástico que parece até q nao fui... surreal, não?!
O que estava eu fazendo??? Que precisou alguém perceber e não eu, que minha inocência não podia ser mais aquela de 10, 20 anos atrás, que minha risada não podia ser mais aquela de criança feliz que acorda até os vizinhos e que minhas roupas deveriam mudar, mesmo que só fosse ali, na esquina comprar pão, mortadela e guaranita deveria me vestir como se estivesse indo ao trabalho! Precisou alguém ou "alguéns" me avisar(em) de que eu cresci! O que estava eu fazendo? Talvez estava vivendo, estava feliz, sei lá, comer pipoca e escorregar da cadeira do cinema de tanto rir não faz mal nenhum!
E o que ainda faço eu, que não prestei atenção em tudo que me falaram??? O que eu faço? Tenho feito?? Uma coisa eu sei: achei  uma árvore de jabuticabeira e um balão colorido pra colocar no meu jardim! Não é lindo o balão??!