quinta-feira, maio 20

Expedição Goiás - PaRtE 4

tirei essa foto na igrejinha da cidade - São Jorge GO
Salve Jorge...
Depois de um dia inteiro de caminhada volto ao vilarejo de São Jorge e vejo uma pequena movimentação. Eram pessoas decorando a única e simbólica igrejinha e limpando as ruas com vassouras feitas de pau e folhas de árvores amarradas na ponta... Achei tudo aquilo muito normal, pois afinal seria uma noite de lua-cheia e já era de se esperar um forró  por aquelas ruas iluminadas por velas e lampiões... Absolutamente normal  esse tipo de movimentação tb, quando se trata de um vilarejo no meio do nada e que TV e internet por lá é coisa de "gringo"...
Vou para o albergue, considerando-me um trapo caindo pelas tabelas. Consigo entrar no banho, sentindo-me indefesa diante daquela água pelando... Assim me senti, assim então me entreguei... não tinha força nem pra levantar as mãos e me esfregar, muito menos lavar os pés... Mas a medida q água ia caindo, uma música surgia láaa do fundo,  e com esse "tom" musical que fui me acalmando, melhorando... até que escutei um "Salve Jorge"... Termino meu banho, como se tivesse entrado na "fonte da juventude" coloquei meu all star e fui atrás dessa cantoria.
Aquela igreja enfeitada, aquela gente animada, aquela criançada se divertindo com fogo, aquela cachorrada latindo e aquela bandeira do Santo. Descobri!!! Era dia de São Jorge! (veja meu video: http://www.youtube.com/watch?v=-CvL3DDYdtA)
E lendo sobre Ele, até que achei interessante: nada mais é do que a força de Deus na  luta dos excluídos e marginalizados da sociedade.
E na marcha ao Santo tinham: bêbados, famintos, crianças de pé no chão, hippies, idosos e mochileiros, todos juntos num mesmo compasso na mesma distração. Demos uma volta à cidade e depois  fui dormir. Aé porque dia seguinte outra caminhada e eu já pedindo forças ao Santo...
"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal...."
A igreja da vila. Eu acho q as missas são celebradas na rua!(se a fé fosse medida pelo tamanho das coisas...)

Nenhum comentário: