domingo, abril 15

Expedição Chile - pArTe 1












Este é o primeiro despacho da viagem... Colocarei algumas anotações sem qualquer compromisso e data. Tentarei.
1ª foto - planejando o passeio em Santiago, mas já cansada? É que estava conhecendo o solo amigo, por ali, por outro lado, o hotel e coisas bem legais...Água diretamente dos Andes
2ª foto - A esplêndida visão da metrópole, espremida entre duas cordilheiras, e que se desfaz numa cortina preta envolvente. A quantidade de Ônibus velho é tamanha preocupação para a cidade.
3ª foto - Admito, coleciono fotos de praças, adoro. Essa fantasiou meus pensamentos...sua plantação era bem variada, com árvores do mundo todo e é claro, uma plaquinha de identificação. Sem contar que láaaa no alto uma pontinha branca, neve na Cordilheira.
4ª foto - A cidade é imensa, bela, de uma terra branda, porosa, onde talvez comece, ou talvez termine, o gigantesco aluvião de areia que vai, ou vem, do deserto de Atacama, ao norte, o mais intratável do mundo.
Os prédios são de estatura baixa (rs), na maioria, postos assim para que se contenham nos limites prudentes do razoáve,l quando tiverem que tremer ou até cair. As avenidas são longas, há verde pelos caminhos, e alegria, contando que o outono já derrubaria as folhas sensíveis.
E é por esta cidade de economia civilizada, quase de primeiro mundo, que andamos nesta manhã, em direção ao bairro de Bella Vista, no sopé de Cerro San Cristobal.
5ª foto - Palácio de La Moneda, pela calle Moneda, no centro histórico, bem perto da Plaza de Armas, o ponto zero da capital. Hoje, na praça defronte ao palácio, no seu pedestal de concreto, Salvador Allende. E os Carabinéri do Chile, orgulho do dito popular, os mesmos permitem educadamente que qualquer um entre e saia da sede do governo. A frase no concreto: “Mucho mas temprano que tarde, de nuevo se abriran las grandes alamedas por donde pase el hombre libre para construir uma sociedad mejor”.
"Viagem é a trilha que conduz à vida feita de poesia vigorosa, transgressões e gestos de amor e de paixão"
*Pablo Neruda deixou suas 3 casas: La Chascona, La Sebastiana e Isla Negra. Creio, acredito mesmo, que o poeta esteja nelas, ou impregnado nelas.
...Até um qualquer outro diferente desse, o instante!

Nenhum comentário: