segunda-feira, setembro 11

Velocidade 3




Digamos que estou há quase 3 anos sem escrever nesse cantinho, esse que por um longo período já me esforcei e me dediquei.
Seria um tanto hipócrita e patético vir aqui dizer umas verdades sobre: velocidade vs pressa.
Não, eu não resumirei sobre as viagens realizadas nesse período, muito menos contarei sobre o que é viver em São Paulo, pois já estou aqui há exatos 3 anos.


Mas sobre este período que muito me alimenta, que vem consumindo minha energia, eu resolvi desabafar.


Tudo começou quando descobri que a melhor forma de se comunicar foi através de grupos no whatsApp: comecei pelo grupo da família que, ironicamente  também completa 3 anos de existência, iniciado  através de uma organização de encontro de primos em Angra dos Reis, RJ (na minha antiga casa). A partir dai, percebemos como seria interessante incluir à todos.  E assim o convívio é diário, as piadas do tio Marcos, os "bom dia" da tia Maria e até os áudios dos meus sobrinhos italianos são presença marcante a cada aniversario prestigiado.


Logo então, entrei ao grupo de trabalho - o chefe como administrador, claro. assim estamos conectados 24\7. claro que aos domingos, os homens soltam aquela piadinha de futebol. mas dia de semana, ou é tenso , ou é absolutamente necessário.
Imediatamente se cria outro grupo - o que chamamos de "Hospício", são os mesmos participantes do grupo do trabalho, porém sem o chefe.
Não satisfeitos, incluíram-me a um grupo abaixo do "Hospício", com apenas integrantes oficiais de boas risadas e sacanagens alheias.


Ao longo desses 3 anos, além de amizades antigas (um grupo para eles, claro), também tive a oportunidade de fazer novos amigos ,ou seja mais 5 novos grupos. ah lembrei, tem o grupo da MBA. totalizando  6 grupos.




Toda esta introdução para resumir os meus exatos 3 anos de vida digital aflorada.  Única forma essa de conseguir me comunicar com as pessoas.  Ou achar que só assim é feita uma boa conexão com alguém.  Sempre com aquele velho discurso que o tempo está escasso, que temos pressa pra tudo, e que o mundo está cada vez veloz.


Aí que os aplicativos de paquera também entraram nessa rotina, justo! Nessa correria toda, não teve opção melhor, rápida e prática  de se conhecer alguém.
Por muito tempo eu defendi a ideia de que, conhecer alguém por aplicativo de paquera seria mais uma expressão moderna digital vivida nessa nossa geração. Uma forma democrática, sem preconceitos e aberta para todo e qualquer humano que de alguma forma busca algo para suprir o pouco de tempo que ainda lhe resta.
Conversando com varias amigas e amigos resolvi criar um bate papo aberto sobre o tema e quem sabe virar um livro.
Todos (as) têm muitas historias, das mais divertidas até das mais constrangedoras inimagináveis. Dentre essas historias, um namoro e um casamento.


Dai que ouvindo uma entrevista de Mario Sergio Cortella  (https://www.youtube.com/watch?v=AivUx7C4TWs) fiz uma reflexão natural dos fatos.


Se não temos mais tempo, nem paciência para tanta mudança e se o que nos resta é a pressa de se ter algo; como conhecer alguém em meio essa correria toda?
será que estamos dando a devida atenção para essas pessoas que conhecemos, ou será que da tempo de sermos verdadeiros sem a pretensão de ferir o outro?


Pois é, o que na realidade não passa de uma rápida ilusão criada da forma mais violenta e ao mesmo tempo intima possíveis.
"temos pressa pra tudo, mas o amor exige tempo".  Cortella foi muito feliz ao definir em uma única frase o tempo que estamos vivendo. ou a perda de tempo que estamos criando.
estamos ocupados demais por coisa de menos. coisas inúteis, coisas vazias. 


Há 3 anos vivi uma paixão forte por este blog, mas passou, com a legitima defesa de que "estou sem tempo".
Imagina então se eu me apaixonar por alguém, será que terei tempo para esta pessoa quando a paixão virar amor? E ai sim, construir algo com pés no chão, clareza e afetos.
definitivamente quero voltar a me dedicar a este blog, passou aquela sensação de paixão, mas agora tenho por ele amor e farei com ele exatamente o que farei daqui pra frente.


Sabe a diferença de velocidade e de pressa?
Se vou com  velocidade, busco  algo que eu tenho foco, mas  se vou com  pressa eu busco algo sem enxergar os detalhes.  e é uma pena, pois o que vejo são tantas coisas vazias e rasas.



mais dedicação e esforço ao que possa trazer o bem, o amor de verdade e ... a velocidade na marcha certa do que de fato precisamos focar.



Nenhum comentário: