Volto de lá, de cá, volto aqui pra relembrar.
Quem diz de tudo isso?
As imagens.
contento-me
com o sabor do mistério
fotos 1 e 2 - ...Ainda em Santiago... Andando por lá, vimos um rio que corta a cidade, o Mapocho que vem lá da cordilheira e desce com uma força impressionante; e para minha felicidade, uma praça (a melhor), sentei e sorri, sim! Simplesmente fresca e tranquila, no meio da cidade Definitivamente o verde toma conta de Santiago.
3ª foto - Pé na estrada. A caminho de Viña Del Mar e Val Paraíso, cidades que ficam a 100KM da capital. Não podia perder a oportunidade de conhecê-las, afinal um dos melhores vinhos chilenos é fabricado nessa fazenda da foto.
Viagem agradabilíssima com vista para o verde exposto no chão, o branco aclamado lá do alto nos Andes e um azul que mais tarde não sabíamos quando terminava o azul do céu e aonde começava o do mar.
4ª foto - Chegamos, e logo de cara algo chamou minha atenção: o comércio popular servido no chão e uma escultura ao fundo (o bronze predomina na cidade). Adoro o cotidiano, o "casual day", pessoas, vida!
5ª foto - Chegamos em Val Paraíso 5 min de Viña Del Mar , Bienvenidos...
6ª foto - Terremoto é figura marcante: chilenos dormem sabendo que o dia seguinte o chão poderá tremer sem piedade. Percebemos no mais fantástico contraste urbanístico, o velho envolvendo o novo, abalos sísmicos destroem, mas chilenos constroem aproveitando o estilo clássico da construção antiga.
7ª foto - "O Pacífico e seus barulhos, navios, rumores, cantos e cerração. Amores, todos são bem vindos a dentro. Se partem os barcos, e se de um deles se acena com um lenço, a despedida talvez peça a cerimônia de um veraz olhar pela escotilha."
No porto, grandes vibrações e histórias. O mar faz seus contornos e suas ondas deixam no chão lembranças vagas, dentro de um instante e que se apagam na areia de pedra do pacífico.
8ª foto - Estive com um Moai - Ilha de Páscoa(Rapa Nui em idioma polinésio), a emoção veio a tona, ele lá e estive por lá ao seu lado no mais secreto limiar da construção. As estátuas olham para o norte e nordeste, sul, suldoeste e sudeste... enfim, o mistério codifica todo o lugar.
Voltando à Neruda:
"Em vida, Neruda foi um poeta ao reverso. Não tinha existência torturada, era namorador, sensual, glutão, viajante, procurador de aventuras e apreciador dos gozos, do vinho. Não importa que certa medida de desventura o tenha acompanhado do berço. "
(Índio, um parabéns atrasado pelo seu dia!)
...Então, até! Prefiro me deixar levar pelos contrastes da vida
2 comentários:
Meu gusta teum imagenes du sudamerica!
Tati,
Un holla acá de Madrid!
As coincidências da vida são fantásticas. Almocei hoje com um grande amigo Chileno aqui na capital Espanhola e ao abrir o seu interregno na blogosfera, deparo-me com o....Chile! Acho que vou procurar um bom Casillero del Diablo e sorvê-lo no quarto do hotel, na companhia de uma Caesar´s Salad antes de ir para o aeroporto e embarcar de madrugada de volta a bolha. Mil y uno besos.
Postar um comentário