sexta-feira, abril 20

Expedição Chile - PaRtE 2


Volto de lá, de cá, volto aqui pra relembrar.
Quem diz de tudo isso?
As imagens.








contento-me
com o sabor do mistério


fotos 1 e 2 - ...Ainda em Santiago... Andando por lá, vimos um rio que corta a cidade, o Mapocho que vem lá da cordilheira e desce com uma força impressionante; e para minha felicidade, uma praça (a melhor), sentei e sorri, sim! Simplesmente fresca e tranquila, no meio da cidade Definitivamente o verde toma conta de Santiago.
3ª foto - Pé na estrada. A caminho de Viña Del Mar e Val Paraíso, cidades que ficam a 100KM da capital. Não podia perder a oportunidade de conhecê-las, afinal um dos melhores vinhos chilenos é fabricado nessa fazenda da foto.
Viagem agradabilíssima com vista para o verde exposto no chão, o branco aclamado lá do alto nos Andes e um azul que mais tarde não sabíamos quando terminava o azul do céu e aonde começava o do mar.
4ª foto - Chegamos, e logo de cara algo chamou minha atenção: o comércio popular servido no chão e uma escultura ao fundo (o bronze predomina na cidade). Adoro o cotidiano, o "casual day", pessoas, vida!
5ª foto - Chegamos em Val Paraíso 5 min de Viña Del Mar , Bienvenidos...
6ª foto - Terremoto é figura marcante: chilenos dormem sabendo que o dia seguinte o chão poderá tremer sem piedade. Percebemos no mais fantástico contraste urbanístico, o velho envolvendo o novo, abalos sísmicos destroem, mas chilenos constroem aproveitando o estilo clássico da construção antiga.
7ª foto - "O Pacífico e seus barulhos, navios, rumores, cantos e cerração. Amores, todos são bem vindos a dentro. Se partem os barcos, e se de um deles se acena com um lenço, a despedida talvez peça a cerimônia de um veraz olhar pela escotilha."
No porto, grandes vibrações e histórias. O mar faz seus contornos e suas ondas deixam no chão lembranças vagas, dentro de um instante e que se apagam na areia de pedra do pacífico.
8ª foto - Estive com um Moai - Ilha de Páscoa(Rapa Nui em idioma polinésio), a emoção veio a tona, ele lá e estive por lá ao seu lado no mais secreto limiar da construção. As estátuas olham para o norte e nordeste, sul, suldoeste e sudeste... enfim, o mistério codifica todo o lugar.

Voltando à Neruda:

"Em vida, Neruda foi um poeta ao reverso. Não tinha existência torturada, era namorador, sensual, glutão, viajante, procurador de aventuras e apreciador dos gozos, do vinho. Não importa que certa medida de desventura o tenha acompanhado do berço. "

(Índio, um parabéns atrasado pelo seu dia!)
...Então, até! Prefiro me deixar levar pelos contrastes da vida

2 comentários:

Señor Walter disse...

Meu gusta teum imagenes du sudamerica!

Anônimo disse...

Tati,
Un holla acá de Madrid!
As coincidências da vida são fantásticas. Almocei hoje com um grande amigo Chileno aqui na capital Espanhola e ao abrir o seu interregno na blogosfera, deparo-me com o....Chile! Acho que vou procurar um bom Casillero del Diablo e sorvê-lo no quarto do hotel, na companhia de uma Caesar´s Salad antes de ir para o aeroporto e embarcar de madrugada de volta a bolha. Mil y uno besos.