domingo, outubro 19

Minhas queridas

As minhas semanas nem estão mais agitadas, eu acho que é pq eu já venho me acostumando com algumas coisas... e que isso seja pro bem...
Hj venho aqui falar de livros... Ensaio sobre a cegueira, ao meu ver, fantástico...

Mas volto falando nela que, me surpreende a cada palavra dita, a cada frase sem pé nem cabeça: Clarice Lispector... já perdi a conta de seus livros lidos... agora esse ao mesmo tempo que emociona, me assusta, pq me faz lembrar muito das queridas que tenho em minha vida: minhas irmas!
Esse livro mostra as cartas que Clarice escrevia à suas irmas. Cartas engraçadas, emocionantes... cartas de muito longe e a distancia é nada! Arrepiei quando pude comparar com as minhas...
Clarice foi casada com um diplomata e vivia pelos cantos do mundo... onde pode escrever e ao mesmo tempo se dedicar a familia estando tão longe...
Me emocionei e já digo logo, estou a tempos querendo escrever sobre essas mulheres que em fases da vida são ausentes e presentes, parecidas e nada "que ver"...
Somos em tres, assim como Clarice e suas duas irmas...

Tenho uma irma que mora tão longe, a última vez q falei com ela, estava na Croácia, sabe lá fazendo o que! Mas depois q li este livro percebi qminha está sempre aqui do nosso ladinho, exemplo: em seu aniversário eu recebi 18 ligações da mesma, estava trabalhando e ela esqueceu da questão fuso horário... Mas o mais bacana de tudo isso, foi q ela queria muito falar comigo e dizer o quanto a vida é boa ( já sabendo dos meus últimos acontecimentos), ela me disse: vem pra cá, fica comigo! Só nao chorei pq naquele momento, nao se merecia lágrimas... e sim muitos sorrisos... queria muito abraça-la em seu aniversário.... e percebi q mesmo na distancia ela se preocupou comigo e fez questão de dizer q tudo isso passa!
Ja no livro: a viajante era Clarice e nas cartas sempre preocupava com suas irmas, se estão engordando, se estão trabalhando... e uma dessa cartas, ela contou sua tristeza ao saber da traição de seu marido e q o mesmo disse: sou homem e preciso de umas confirmações as vezes!
Percebo que nao ha muita diferença nos dias atuais e percebo tb o quanto Clarice se entristeceu em saber como uma mulher se sujeita a ser a outra... Na verdade o que penso é: amor! Não escolhemos quem amamos... mas podemos escolher uma coisa: ter e dar respeito! assim, almejando sempre viver em reciprocidade... assim já dizia profeta Gentileza: gentileza gera gentileza... dê amor que receba amor...
Esse livro está me fazendo um bem, está sendo mágico, posso assim dizer: estou refazendo algumas coisas de minha vida e uma delas é prestar mais atenção nelas... ligar quando e sempre que possível, ver na medida do impossível... e amar 24 horas por dia!
Mesmo não escrevendo cartas com caneta tinteiro, a gente troca e-mails e recadinho no celular... telefonemas pra colocar as fofocas em dia... e sempre busco uma solução em meio a semana pra ver ou ouvir minha outra irma q mora aqui... tão pertinho, mas que estava km do meu coração, talvez por achar q meus problemas eram maiores e infinitos...

Obrigada Deus, por eu sempre aprender mesmo na dor e perceber que existem sim, anjos em forma de gente!

Nenhum comentário: