quarta-feira, dezembro 2

Samba's day!


'Quem não gosta de samba
Bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça
Ou doente do pé'
Você sabia que o dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba?
Todos que me conhecem e que já entraram na minha mais "pura" intimidade, sabem do grau de importância que um samba tem pra mim!
Não é atoa que aonde tem rodinha com amigos, petiscos e um chop geladinho (prefiro um copo de água filtrada), que nunca fiquei de fora . Fico tão dentro que pra me tirar é difícil! Só mesmo o último batuque e a famosa "saideira" pra me tirarem desta roda.
Um dia (eu me lembro bem), sentada na sala vendo meu pai partir para mais uma viagem a trabalho, disse a ele: - Pai traz um pandeiro pra mim!!  Esperei longos e longos e intermináveis dias por aquele presente. Quando ele chegou, nem fez suspense, logo abriu a mala e tirou um belo de um pandeiro tamanho médio e que o tenho até hj! A primeira música tocada nele, tb me lembro: "faixa amarela" de Zeca Pagodinho! Por esses dias ganhei um lindo, com brilho e grande, o som até assusta de tão perfeito que é... músicas tocadas: algumas de Martinho da Vila, Aquarela do Brasil de Ary Barroso! Sou apaixonada por essa música, toquei tb, Partido alto, Demônios da Garoa
Desde muito novinha ouvia meu pai cantar sambas da época e sambas fora de época! Cartola, Velha guarda da Mangueira, Velha guarda da Portela, Fundo de Quintal, Beth Carvalho.... enfim! Desde os discos, fitas, cd´s e hj a coleção de DVDs que ele tem. Eu acho que passa dos 200 somando com os da minha irmã mais velha! E por falar em família:  Todo carnaval meu pai nos levava nos bailes da cidade, curtindo as marchinhas e jogando confetes nas pessoas. Foi nesse baile que meu pai descobriu que era canhota, pois ao dançar, meu corpo se encurvava mais pra esquerda.... só na esquerdinha! ahahah Bons tempos!!!
Não poderia  deixar de registrar a data de hj, aqui no blog! Parabéns a todos os sambistas!
Reza a lenda que a escolha do dia 02 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba é inspirado na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou em território baiano e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa.
Do dia 02 de dezembro a 06 de dezembro o Sesi/Senai terá eventos em diferentes cidades. Com Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Samba de boteco, Dorina, Casuarina, bateria de escola de samba da Portela e Beija-flor, dentre outros artistas...
 Semana passada fui a um casamento ao qual no meio da festa me aparece uma bateria de escola de samba, dá pra imaginar como fiquei? "Salve a Mocidade, Salve a Mocidade", "Vejam esta maravilha de cenário...", "Vou cair na gandaia com a minha bateria...", "É no tambor..."
Enquanto houver a felicidade e a cultura de um povo, haverá força e igualdade! Ainda temos tudo isso, Am. Latina Unida! "Everybody, everywhere!"

Um comentário:

Marcelo Mayer disse...

e hj tem samba no salão. de cartola, joao nogueira, vininha, nelson, noel... ahhh... sao tantos para homenagear