sábado, janeiro 13

Pátria amada e demarcada!











1°Xavante/ 2°Aldeia Itatín/ 3°arte que ganhei/ 4° aproximação

Quando era pequena, os amigos de meus pais diziam que eu parecia uma índia, aquilo de certa forma mexia com meus sentimentos, adorava ouvir tal elogio (achava o cabelo e o sorriso algo de mais lindo e saudável que elas tinham).
O tempo passou, apesar de não ouvir mais tal comentário, ainda aprecio muito os índios, pra mim, simplesmente envolventes e curiosos.
Pude ter o imenso prazer ao visitar aldeias indígenas bilingue, isso fica tão pertinho da gente! A foto de um Xavante foi tirada pela minha querida companheira e amiga para o todo sempre Florinha, tirada na sua expedição Amazônia, sua coluna : http://www.huck.com.br/ .Minha maior curiosidade era saber como eles se comportavam, viviam, etc. Descobri que muitos têm total interferência da sociedade, tendo acessos agressivos e mesquinhos (prostituição, violência, pobreza) outros vivem no total alicerce da vida... escondidos e protegidos?? Suas aldeias vêm diminuindo consideravelmente pela invasão e proliferação do que posso dizer, ambiciosos e abusados pessoas essas contra a vida, Deus e natureza! Destroem, demarcam...

Aprendemos muito com os índios, não só em remédios e alimentação, mas como modo de vida, no convívio das tribos, como por exemplo:
Um professor de antropologia colocou um grupo de pessoas reunidas numa sala e cada um contando sua história de vida, uns choravam, outros riam... ao final desses três dias, esse professor levou o grupo no jardim do hotel e fez uma roda, todos na mesma sintonia com palavras indígenas, puderam ter a sensibilidade de "enxergar" o próximo não pelo seu traje nem pelo seu modo de ser, mas pelo seu afeto, sua grandeza de espírito, sem contar a harmonia da dança... (trabalho feito com bancários hehhe)
Vamos preservar, respeitar e amar, faz parte da nossa história, é do Brasil, é nosso!

Nenhum comentário: