quarta-feira, junho 6

Expedição Peru - PaRtE 3





...Vou tentar fazer diferente, pronto, revoltei... revolto-me pq me dou conta de algumas coisas, com: os homens da lei ("eu sou do povo, eu sou um zé ninguém"), com a declaração do IR que ironicamente não sabemos pra onde ou pra quem vai, com a falta de comida para muitos e a fartura para outros que se enlaçam no estopim da evolução, com o desmatamento e com a morte das tartarugas... falo tudo isso assim, jogado, sem nexo, com palavras bem primárias, pq falo com amor d+ e já diziam que muito amor estraga qualquer trabalho, será??! By the way: minhas férias virão, então chega de correrias, dessa vez a viagem terá seu tempo certo, talvez para quebrar paradigmas (algumas pessoas adoram quando falo isso), ou celebrar um sonho ou melhor, rever alguém muito querido/a... enquanto não vem, eis então essa viagem que, num ritmo imprevisto improvisado saiu...
É difícil compreender, por isso escrevo, talvez para instigar meu/seu investigar sobre esse ou aquele lugar. Quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como uma forma de pensar/sentir como uma espécie de liberdade.
Andando(muito) em Cuzco, não é que achamos ruínas por lá tb, e eis então que verificamos: lá em Machu Picchu era um império , poderoso e inteligente, onde cercado por um rio Urubamba e tampado por grandes montanhas e uma cortina branca capaz de enganar inimigos (não por muito tempo).
Cuzco: quer dizer - umbigo do mundo - se lá é o umbigo o que seria o Brasil, mais precisamente nossa região SE?? Alguém tem alguma idéia?
Llama, Alpaca, são esses animais que além de alimentar nos cobrem com muito calor, seu pêlo é roupa para peruanos e para mim, comprei blusa de alpaca, quando uso todo mundo fica meio puto, pq os pêlos ficam em tudo que é lugar, rs. Eis então que surge Sabina, láaaaa longe, sentada e na espreita, aguardando não sei o que e fui lá, hablar un poquito: Hola, que tal? Cual tu nombre? Sabina.... caramba (pensei) que nome bonito e que pele castigada pelo frio. Sabina me contou alguns de seus afazeres e estava ali descansando de um caminhar e outro... Peruanas do interior não usam calça, pelo menos as mais velhas, mesmo num frio arrebatador, elas usam saia e um meião, vendem desde milho(e que milho), folha de coca colhida na hora, roupas, até objetos de cerâmica.
As construções/muralhas - sua forma importa: consegue circunscrer, alterar, exorcisar ângulos dos mais "pitagóricos" possíveis. O que é um muro? Único suporte inventado que é natural - sua profundidade consiste em ser vazia. É preciso entender (muralhas no último post) e buscar algumas verdades inauditas e quem sabe, aproveitar o mais misterioso que a história nos tenta revelar e que não saibamos por onde começar (depois do começo)
Coisas de peruanos, "badulaques" no chão e a paisagem lá em cima, uma vitrine privilegiada...
De volta da caminhada e de volta com frio na espinha e na canela, deitamos aos pés desta que, está nos fazendo ser...a incansável Cusco, o tempo não conseguiu apagar seus rastros, essa que, podemos dizer: capital dos Incas.
Então tá certo, até que um desses aparecem novamente e surtem efeitos, os próximos sobre, Machu Picchu - um sonho percorrido
Hasta luego!.

Nenhum comentário: