domingo, novembro 11

Expedição Bolívia PaRtE - 3


O dia, a tarde, o sol, o vento... o frio e eu...

Ruas, ruínas e ruelas...essa é a Bolívia...


Decidi então.... a caminhar a conhecer a criar... a ver!
Foi difícil tratar de um assunto tão polémico (para os bolivianos), mas conversa vai, conversa vem tentei puxar sobre Evo e ai, ahahahah, e ai nada! Não se fala abertamente no que se está acontecendo na Bolívia, no que se é e o que aparenta ser ou melhor, no que está dentro de cada um! Lembro de um dia em que eu e Pablo caminhamos na zona sul da Bolívia, entrando e saindo das livrarias, observando, admirando o óbvio (livros) e percebi que na verdade ele queria me mostrar uma Bolívia paralela: um lindo país, de forte cultura e rica em belezas naturais, além disso tentava me convencer de que seu Carnaval em Oruro era mais folclórico e cultural q do Brasil ( tudo bem, mas Carnaval brasileiro é mais animado) e ai ele disse: un Carnaval mas caliente, verdad?? Calei-me, era tudo q podia fazer... rs mas enfim, em meio a tantos livros, Pablo que é arquitecto e o mais legal de tudo irá se encontrar com minha irmã na Itália em seu doutorado - "esse mundo é uma ervilha" como diz querida Julinha... mas voltando ao assunto Evo, tentei entender o pq de tantas manifestações - eram quase q diárias (na última foto), e ai vem a questão de uma outra Bolívia: a pobre, a explorada, a esquecida... diferente do BR?? Mas p q nenhuma palavra para Evo?? É uma Bolívia divida, um lado indígenas contando com o presidente e do outro europeia contando com a família que fiquei e ai vem a explicação: o preconceito! Mas como assim?? Todos têm traços completamante malucos - assim como nós, brasileiros... indígenas ou não são pessoas e a única coisa pura de tudo isso é a total miscigenação, fazendo que vários se tornem um só! Mas enfim, não tratamos mais de política, afinal:"cada um com seu cada qual"...
Deixando Pablo e Evo, fui caminhar sozinha -me deu uma felicidade angustiada de satisfeita doida - que fiquei na rua olhando e procurando... achei?? ahaahaha Achei sim, uma tremenda falta de compostura, que vergonha, passei mal, vomitei - isso tudo pq vale lembrar que fui pra capital mais alta do MUNDO com mais de 3000 m de altitude... tomei chá de coca, remédio e não tem jeito, tem q deitar... mas as vezes fico em dúvida: foi mesmo a altitude ou a comida?? Nem iria tocar nesse assunto mas... realmente quem quiser ir e digo que deve ir, mas tome cuidado com que come, não se deve comer em qualquer barraquinha, as coisas ficam ao ar livre... e ruas e mais ruas vendendo de tudo, sem contar no grande artesanato com forte influência peruana...é lindo d+, sou completamente apaixonada!
Meio de transporte é muito barato e então aproveitei: andei de van, ônibus, taxi, taxi coletivo... mas cuidado ônibus é velho, carro podem cobrar mais pelo fato de ser turista... mas a van é legal só vai apertando, apertando e quando vc vê está sentado ao lado de uma camponesa, coisa mais linda de se vÊÊÊ... eu adoro seu chapéu, seu bordado, cores e mais cores, tranças e um delicado contorno de ouro nos dentes...quando não carregam seus filhos nas costas...
Passeando por lá deparei com o Valle da Luna, impressionante, os carros passam no meio, onde estava na foto era a subida numa rodovia e dai depois passei por lá...
A foto onde mostra um terminal de ônibus, pois é... um começo dentro de um começo... eu que pensava q já estava dentro da aventura que era conhecer Bolívia, nem sabia o que me esperava, peguei um ônibus (4 horas) para uma outra cidade e depois um trem (10 horas) para uma outra cidade (Uyuni) e ai é a expedição começa...sozinha em meio ao deserto...mas essa fica para o próximo post, pq agora vou tratar de negócios, foi uma boa pedida investir na Vale e Petro! (até quando não sei)
Hasta la próxima

Nenhum comentário: