quarta-feira, abril 8

Expedição Costa Rica - PaRtE 1

as cores da Costa Rica
Capital: San Jose
Moeda: Colón (1 dólar – 520 colones)
Cidades: San José, Alajuela, Cartago, Puntarenas, Heredia, La Fortuna
Fuso Horário: - 3 horas (em relação ao Brasil);
Tudo começou na fronteira
Depois de 5 horas de viagem, o ônibus pára na fronteira esperamos até 7 d manhã para que pudéssemos passar. Vi o dia amanhecer, caminhei para entender algumas coisas. Não conseguia ver nada, apenas algumas pessoas, policiais, cachorros... vi um telefone, aproveitei que ainda estava teoricamente dentro do Panamá usei o cartão para chamadas internacionais, toda fronteria que passava, ligava pra casa, avisando sobre todos os meus passos (a pedidos)... Fronteira abre, tirei minha mochila e bolsa e as abri para uma revista rápida, apenas mostrei o primeiro compartimento, talvez porque já tinham visto meu passaporte (brasileña, hummm) rs , cachorros a postos cheirando tudo que era possível... Você até pode atravessar a fronteira com ônibus alternativos, porém um conselho, vá com os credenciados assim como: Panamá Express, TicaBus, a fila é mais rápida, eles agilizam tudo... logo após passaporte carimbado pela saída do país, atravessamos a rua para q o mesmo fosse carimbado pela entrada a Costa Rica. Nesse meio conheci uma costarricense - Yasmin, que trabalhava no Panamá, fiquei mais tranquila, ela me deu o telefone de seu irmao que era taxista e de sua irma, para que eu pudesse sair a noite...
Seguindo viagem é impressionante a vegeteção, a vida, a água... a mata virgem... até que chegamos numa cidade chamada Buenos Aires, comi conversei com ela e alguns ônibus estavam repletos de camponeses, ela me explicou que era período de colheita de café, crianças, homens, mulheres, senhoras, todos por um prato de comida.
Finalizei por San Isidro, subindo uma serra maravilhosa até que cheguei em San José, muito movimentada, mercados de rua, carros velhos, sujeira, muita! peguei um táxi e fui até o albergue (esse tb fiz reserva pela internet) - Pensión de La Cuesta, parecia uma casinha de boneca, o dono super atencioso, 15 dólares a diária - com café da manhã, internet e folhetos para contratar passeios desde a costa caribeña até o misterioso caminho dos vulcões...
Conforme o pormetido, liguei para o irmao de Yasmin que então me buscou no albergue para fazermos alguns passeios.
Passamos pela Praça de La Democracia, Parque España, Plaza de La Cultura (onde fica o museu de ouro), Catedral Metropolitana e Museu Nacional da Costa Rica. O prédio dos Correios e Telégrafos são fascinantes. Era muito bonito e majestoso.
Foi então que resolvemos pegar estrada para conhecer Cartago - província da Costa Rica, a cidade que para as 18 da noite e é proibido sair pra beber... lá que vi a Catedral mais importante com a água sagrada, a casa dos antigos sacerdotes tomada por cinzas e história. Ele me convidou para ir ate sua casa e buscar sua irma mais nova para que ela pudesse me mostrar a noite da cidade. Fomos todos juntos, ele fez um preço super em conta... Me perguntam como faço pra confiar tanto nas pessoas. Eu digo: confio nelas porque elas são parte de mim - o que os outros recebem de mim reflete-se então de volta pra mim, formando a atmosfera de troca! Assim que vou vivendo, e vendo muita gente!...
Fomos, então, em direção ao centro da cidade. Há pouca coisa pra se ver. Só o Teatro Nacional (construído em 1897 e com colunas e pinturas clássicas nas paredes e teto) - do lado do albergue e o Museu de Ouro Pré-Colombiano (cerca de 1000 peças que contam a história dos povos pré-colombianos, datando de 500 até 1.500 d.C). Na verdade, são 3 museus em um. Além do museu de ouro, há o Museu de Numismática (conta toda a história das moedas da Costa Rica desde 1502) e a Sala de Exibições Temporais. Foi então que irma de Yasmin me convida pra conhecer seus amigos, fui na casa de sua amiga, pegamos um microonibus com nome erótico...rs - pesquisem no dicionário pq é meio feio escrever aqui! (jogamos video game, vi todos os aparatos para o natal a festa da familia - me bateu uma saudade! Comemos e depois me levaram até o albergue - boa noite amigos, até um outro dia, amanha será um dia cheio! Estou super animada pelo passeio que escolhi - até o próximo post...
amigos costarricenses

Nenhum comentário: