segunda-feira, março 30

Expedição Panamá - FiM

Chapéu Panamá - de origem ecuatoriana
Chapéu Panamá - origem Equador - tem esse nome porque passava pelo canal para ser vendido em outros lugares assim como o próprio Panamá. http://www.revelacaoonline.uniube.br/cultura03/equador2.html
Bem que meu maior sonho é visitar uma fazenda que fabricasse esses chapéus, mas lá no Equador, porém a visita ao país ficará para a próxima expedição. Capturei essa foto numa loja de rua do Panamá, aproveitei vi o melhor chapéu para minha cabeça e o levei. Não me foi barato... mas este foi o maior contato comigo mesma, essa viagem me fez ser! Não há dinheiro que pague meus sentimentos e a doçura de viver o não relatável e que por vezes tento relatar...
..Saindo da loja, por uma pracinha avistei algumas índias (com lenço vermelho na cabeça e um piercing no nariz - me deu até coragem para por um, mas nao dessa vez). As índias são da etnia Kuna. Embora os homens adquirissem modelos e trajes ocidentais, as mulheres continuam usando as vestimentas tradicionais.
Enquanto aqui, bunda grande faz sucesso, lá são os tornozelos e braços finos que registra uma linda mulher, então, elas os amarram com fios decorativos. Em cima dos pareôs, usam blusas coloridas com mangas largas e corpetes apertados, enfeitados de molas com intrincados desenhos bordados. Há também as índias que tatuam todo o corpo, são da etnia Wounaan e Emberá. Aliás, a população é muito homogênea. Morenos, cabelos lisos e bem pretos e traços indígenas. Uma observação importante: a sociedade é bastante machista. Aliás, isso é em toda a América Central, infelizmente. Algumas mulheres envergonhadas nao olham pra vc e nem querem saber de papo, pq o marido tá lá de olho... cuidado nisso tb, elas cobram pra tirar fotos ( e estão com a razão)....
Passeando ainda um pouco mais... deparei com o mar, um mar pacato, triste, vazio!
Esses paises me encantam em vários aspectos e um deles é o privilégio de cruza-los optando
pelo Pacífico ou pelas maravilhosas praias caribeñas...
As do Pacífico sofrem muito os efeitos da maré e não são muito boas para banhos. Estive em uma delas: Vera Cruz. É charmosa, mas as ondas são fortes. Há muitos pássaros na paisagem e umas ilhotas que embelezam a paisagem do lugar.Para chegar lá, fiu com meu amigo taxista, combinamos um dia todo de corrido por um preço super em conta, porem pode pegar um onibus no Albrook bus terminal. Sai toda hora e é bem baratinho.As praias do Atlântico ou do Caribe, como preferem os panamenhos, são mais belas. Ficam entre duas e três horas de ônibus da capital, mas vale a pena conferir. Portobello e Isla Grande são as mais famosas. Há tb os que optam por lugares tranquilos, um parque, zoologico ou trilhas... eu quis conferir de perto esse Panamá selvagem...

Foi então que, em meio as estradas deparei um parque , Jardim Botanico do Panamá, e nesse dia, um dia fresco e úmido, estavam lá tb, crianças de uma escola, aprendendo com um biólogo como preservar a natureza! Fui junto! Caminhei e aquela fresca no rosto, uma brisa leve, me levando cada vez mais pra dentro daquele inesquecível lugar... Pude andar nos caminhos de pedra, admirar espécies de árvore do mundo todo e vi uma goiabeira e na plaquinha dizia - originario do Brasil! Macacos muito dóceis chegam bem pertinho pra ver o q vc pode dar a eles! Jacaré dos grandes, num laguinho descansando, pássaros ao seu redor, araras de peito amarelo.... Pude descansar!
Já estava bem relxada quando resolvi tomar uma cerveja típica do lugar, uma legítima panameña (muito boa), entao parei em um bar...
Um clandestino bar, aqueles que ficam em porão num dia de sol, por dentro todo escuro, só haviam homens e um deles aproximou, perguntando se eu era argentina. Argentina?? Dai ele me disse q era por causa do meu sotaque. Vixe Maria! Pois bem, ele então, me ofereceu qualquer coisa daquele bar q pagaria ( relaxem, os panameños são super hospitaleiros, fazem de tudo pra te agradar), pois bem, aceitei então a cerveja! Um brinde ao Panamá! Fui embora logo em seguida pq nao estava me sentindo muito bem ali, só homens, sabe aqueles com chapéus e com olhar misterioso, encarando as garçonetes e que essas vestiam uma mini saia...
Realmente os dias foram cheios, como aproveitei o Panamá.... deixei alguma coisa pra traz, claro, na viagem sempre se deixa algo pra traz (os amigos conquistados, os territórios passados e a ilusão de achar que se conhecerá tudo) Imposible!
Voltei ao albergue, nao encontrei Miguel, fui então atras de artesanias , comprei uma bolsa linda feita a mão por essas índias, um bordado todo delicado e colorido de uma arara... as coisas não eram muito baratas , pois afinal tudo em dólares americanos!
Voltando ao albergue, Mike e uma finlandesa me chamaram pra sair, dançar em algum lugar, eu disse q iria... mas depois q tomei aquele banho gelado e arrumei minhas coisas, deitei profundo! Pois afinal viajaria no dia seguinte!
Mike entao me ajudou a arrumar minhas coisas, conversamos e então ele me deixou no táxi, colocando minha mochila dentro... nos abraçamos e hasta la proxima amigo!
Fui então para a moderna rodoviária, mas os`ônibus não eram nada modernos... comecei a sentir um frio na barriga, comprei a passagem com um dia de antecedência para a Costa Rica, paguei 25 dólares e fui de Panamá Express... Mas estava um pouco assustada, algumas dúvidas: passar a fronteira de ônibus, como seria na Costa Rica, será perigosa a estrada... enfim...









Mas no ônibus, colocaram um ticket identificador na minha mochila, entrei e sentei... ninguém sentou ao meu lado e segui viagem...aaa quer saber, deixa pra ter medo depois do acontecido, pq agora vou tratar de curtir a viagem... o ônibus saiu as 23 h e chegarei as 2 da tarde na Costa Rica ( ele chega na fronteira 4 a 5 horas da manha, pára, pq a fronteira só abre as 7 da manha)... Hasta Luego Panamá, mucho gusto conocerte!
Espero que serviu as inúmeras informações deixadas aqui...
Espero tb que de alguma forma houve um estímulo pra conhecer esse país.
Relatos sinceros: valeu muito!
Hasta amigos e até com Expedição Costa Rica

Um comentário:

Eu... disse...

Tô realmente viajando contigo... o seu relato é muito envolvente! Adoro ler suas "expedições"! Melhor ainda seria vivê-las...