segunda-feira, março 2

Expedição campeã -carnaval na Sapucaí -RJ

Me pediram pra escrever sobre o carnaval, ao qual vi! E aí deixando mais uma vez Panamá pra escanteio, desculpe, mas falarei no p´roximo com honra de todos os momentos vividos por lá)... (Na verdade iria pra Chapada dos Veadeiros, seguindo assim a f0rça maior que é viajar, como ano passado (Uruguai) e ano retrasado (Peru), mas acabei de chegar de uma viagem e sozinha. Independência sim, solidão não! (meio relativo e complexo)
....................................//.........................................

“Carnaval é uma grandiosa cosmovisão universalmente popular de milênios passados... é o mundo às avessas”. (Bakhtin, 1970).
Estava preparando minha mochila pra enfrentar mais um desconhecido na minha vida - e eu adoro esses desconhecidos... me fascina a sensação de que a cada segundo é diferente! Pois bem, indo então ao RJ, cair na Sapucaí... até que minha irma liga e nos avisa de que estava indo para um baile de máscaras em Veneza - Itália... carnaval italiano.
Parei um pouquinho, imaginei como seria lindo um carnaval de máscaras... e ela afirmou de que realmente foi!
Mas tb afirmo, afirmo que o carnaval na Sapucaí é um espetáculo fora do comum, eu acho que é o maior espetáculo da Terra!
Lembro-me que participei de um ensaio de carnaval na Bolívia, em La Paz, as mulheres ficavam num grupo oposto ao dos homens e esses, carregavam em suas canelas um chocalho que dava toda graça musical... fazendo as devidas passadas e assim acompanhando a orquestra.
Lembro-me tb, do carnaval em Ubatuba - SP, pessoas andando num sentido vai-vem sincronizadas por uma música ao fundo- Skank e Jota Quest...(carnaval paulista) e em Peruíbe - SP no outro ano, não foi tão diferente...
Ainda me recordo dos carnavais em Vassouras - RJ, Piraí - RJ, Barra do Piraí - RJ e minha cidade natal- Mendes - RJ... pra mim o melhor até hj, o de Mendes, sou suspeita pra falar, pq é a minha terrinha e, o Melhor 4º clima do Mundo, e pq é cidade onde todos os domingos tem Chorinho na praça (aliás, descobri que uma amiga tem um pai que toca cavaquinho nas noites de Resende- RJ e que aprenderei com ele (um sonho aprender cavaquinho)... mas Mendes sempre foi sensacional, tem toda uma história... saimos de dia pra levar a criançada, na minha faamília tem muita criança, a noite pra sair nos blocos...
Mas o desse ano, definitivamente - M.A.R.A!
Pude perceber que foi um teatro a céu aberto, de gente bonita, barulho no "tambor", histórias, fantasias, cores! A perfeição de um sambista, até de um gingado de um passista...as rainhas da bateria deram show!
Quando fui ao ensaio da Salgueiro (pé quente que sou , não?), procurei saber sobre as escolas, o que elas representam verdadeiramente pra comunidade e quais eram seus maiores esforços... descobri que, algumas são "auxiliadas" pelo "jogo do bicho", tráfico... mas outras incentivam as crianças, dão trabalho aos adultos e distribuem alegria... no geral: essa festa que começa lá na comunidade pobre tem seu destino impecável lá na Sapucaí com direito a camarotes, prefeitos na pista e cameras focando as bundas para o mundo todo! Quando falam em carnaval, penso: trabalho e dedicação, pra aqueles que, vivem do lixo fazendo o luxo pro mundo inteiro se maravilhar com um Brasil colorido, alegre e criativo! Que viva os carnavalescos!
Que viva o samba e o povo brasileiro!

Um comentário:

Pedro Roberto Gitirana de Araújo Guerra disse...

Olá Tatiana,

Parabéns pela iniciativa de escrever sobre turismo e viagens.
Desejo sucesso ao seu blog!
Se desejar que troquemos links, basta me avisar.
Um abraço!