terça-feira, março 24

Expedição Panamá - PaRtE 2

Canal do Panamá
Ao acordar...
Dormi toda cheia: muitas fotos, fatos e confiante de que teria um dia repleto pela frente!
Quando abro os olhos, vejo que Mike o holandês (o chamava de Miguel) estava ali na cama sentado olhando pra mim... "Hello, good morning" Yeah!!!!!!!! Mike me convidou para um breakfast, e me perguntou se eu gostava de café bem forte e sem açúcar, eu disse q gostava, mas sem açúcar nunca fiz essa ousadia!rs Virei para mexer nas minhas coisas e quando me dei conta, Mike já nao estava mais ali... pensei nem quis me esperar... Bom, tudo bem, vou tomar um banho e me organizar... Quando termino o banho, Mike estava lá me esperando... Então descemos pra cozinha, coloquei a água pra ferver, enquanto ele preparava os sanduiches, perguntei aonde ele foi e me disse q foi comprar a comida, ora bolas! rs Portanto dividimos café (sem açucar), pão com tomate, atum e mostarda, para sobremesa (não, não tinham panquecas), comemos banana! Obrigada, mas eu precisava ir...Até a noite!

Comecei então o passeio:

Peguei estrada para tirar fotos das pontes que são marcos para a história do Panamá, Ponte das Américas (Foi um projeto dos Estados Unidos da América) e a Ponte Centenária:a ponte é do arco de modillón (em espanhol) e possui um comprimento total de 1654 metros, sendo que o vão central, aquele que fica sobre as águas do canal por onde passam os navios, é o maior de todos...

Depois ao passeio nas pontes, esperei o canal abrir para visitação: paguei 5 dólares....

Sobre o Canal:
Hoje, a cada ano, cerca de 18 mil embarcações cruzam os 82 quilômetros da passagem que ligam o Oceano Atlântico ao Pacífico. E a diferença entre eles é de 26 metros (que coisa). Para superar essa diferença os navios são elevados e baixados em 3 grandes conjuntos de eclusas, verdadeiros "elevadores" de água... e foi nesse espetáculo que observei cruzeiros, barcos, navios passarem!
O canal será ampliado,hoje só permite a passagem de navios de 32 metros de largura, os "Panamax", e há agora transatlânticos bem maiores.Um navio demora entre 7 e 10 horas para atravessar todo o canal. Os preços pagos por eles são inacreditavelmente altos: em média, US$ 4o.000,00 por navio. Passa por ali milhões e milhões de dólares por dia!
Para assistir a movimentação das eclusas, senta-se numa espécie de camarote e logo após uma aula de engenharia e história...
Logo após, de táxi fui conhecer as ruas do poder Americano, não se pode tirar fotos da embaixada dos E.U.A, era uma espécie de fazenda, e.n.o.r.m.e, e a vila com casas de militares americanos e engenheiros que vivem por lá... casas típicas e o que chama a atenção todas as ruas com nomes em ingles (albrook e por ai vai)....

Aquela casa ali em cima nada mais é do que uma das que administram o canal! Digo tb que a moeda Balboa nada mais é do que simbólica, consegui no máximo duas moedinhas pra guardar de lembrança, lá tudo é em dólar! ...
Depois dos passeios, fui ao shopping e muita coisa me chamou a atenção: muita gente com mala, estranho, nçao? Não pra quem vai a compras mesmo!!! Lá pude comprar blusas por 1,99 de dólar, relógio e etc (não queria comprar muito, até pq iria seguir viagem e tb pq nao estava ali pra isso) (made in Taiwan) rs! Comi e lembrei do Mike, aproveitei e levei um copo de café bem quente a ele, voltei ao albergue e nos encontramos, dei o café e pude conhecer sua companheira de viagem ( ele me disse q era sua esposa) uma moto, mas uma moto muito grande! aproveitei e dei a ele um adesivo da bandeira do Brasil e ele colocou na moto! Mike está ainda viajando pela América, ficou 5 meses na América Central e ficará mais 5 meses na Am. do Sul e me disse q faria uma visita... (esperiamo)!


Mike e eu
e a história do canal:
A construção se deu pelos franceses, numa tentavi frustrada em 1880, pois terminou mal, com as obras paralisadas e a morte de 22 mil operários. Essa grande idéia de unir os dois oceanos para tornar a navegação mais rápida e barata despertou o interesse dos Estados Unidos (roubando a idéia) pelo pequeno Panamá. logo após, Panamá consagrou sua independência da Colômbia, (que foi estimulada pelos Estados Unidos) - claro!, os dois países firmaram o tratado Hay-Bunau-Varilla que deu aos EUA o controle total do canal, cujas obras iniciaram-se em 1908 e foram concluídas em 1914.Em 1974 os Estados Unidos renunciaram à soberania perpétua sobre o canal e em 1977 prometeram devolvê-lo aos panamenhos no dia 31 de dezembro de 1999. Até então toda a área do canal e suas margens eram território americano. P q será q houve essa devolução?! Será q enjoaram? ....
Hasta amigos!

Nenhum comentário: