quarta-feira, julho 14

Vista Também essa camisa

- Gentil- gesto - Gente
Já já volto com expedição Suíça
...Quem nunca ouviu falar do Profeta Gentileza? Do simples fato de estar num trânsito louco do Rio de Janeiro no viaduto do Caju, já dá pra sentir o profeta, lendo-o rapidamente em algumas frases.
Os dizeres viraram patrimônio da cidade; um maluco beleza urbano tinha a sensibilidade do tamanho de um elefante... e o chamavam de louco, sabe o q ele respondia: - "Sou maluco pra te amar e louco pra te salvar"... Se todos fossem malucos assim, o mundo estaria mais gentil-gente!
A frase que marcou foi a mais curta, porém tão forte e desafiadora: "Gentileza gera Gentileza"... Ser gentil gera, ao próximo uma carga positiva tão grande e tão inesperada que esse, na "iminência" de fazer o mal, consegue, por si só, a intervenção, consegue, então pisar no freio e por fim, enxergar os relapsos do dia-a-dia.
Porém, esses dizeres e até outros se tornaram "aparatos de guerra" pra muita gente. De um lado seguram a proteção, seguram um escudo em forma de frases belas e eficientes que até comovem alguém. Do outro lado carregam a espada - a arma da fúria; da humilhação; do cinismo; insinuações e desafetos (indiscretos ou indiretos). A espada que te cutuca até abrir uma ferida, até rasgar sua alma e até partir seu coração em pedaços. São palavras frias, pra se esconderem de alguém ou de si -"muitas das vezes fora de si". O escudo e espada, a defesa e o ataque!

Tento construir alguma coisa e gestos estão muito presentes na minha vida... Com jeitinho e gentileza, entrei no Senado,isso mesmo, lá em Brasília e na camisa levei o gesto. E em silêncio pedi licença pra entrar. Carreguei na estampa um símbolo singular, isso só para entrar, e tentar deixar por lá alguma coisa :)
Hoje venho aqui (com todo meu cansaço e problemas intermináveis do dia-a-dia), pedindo então, licença: ao profeta, a você, ao seu amigo, a todos nós. Aqueles que me leêm, aqueles que me conhecem, até mesmo aqueles que (me?)amam e outros que (me?) odeiam e por fim, aqueles de todo universo... este post é pra todos nós (do Papa ao Michael Jackson)...
...Gentileza gera gentileza assim como o circo gera o encanto, como um abraço gera forças.Nada como um sorriso e um aperto de mão, Haaa, nada como um “Bom dia!” para aquecer um coração, quebrar barreiras, quinas, cantos e Nãos. Gentileza gera uma corrente do bem, gera a simplicidade, Amém. Faz um anônimo sentir-se alguém, faz um Bem! Faz com que o outro perceba que você se importa, é o bem-querer de querer muito bem, bem estar que estará aquem. Quem não gosta de ouvir “Oi querida, como você está?”, quem não gosta quando alguém lhe cede o lugar?E de uma mensagem no celular?É maravilhoso quando alguém diz:"Você é linda, por dentro tb!", não é? Gostoso ouvir um "Sim", com aquele olhar sincero de aprovação. Fantástico é ouvir um "Não" com aquele mesmo olhar de "aprovação" - Sim, por quê não?? Assim, conquistamos um mundo mais solidário, começando dentro da sua casa, no seu trabalho, na sua internet. Assim nos tornamos seres menos, muito menos alienados, menos sórdidos. Afinal de contas, a vida é a arte da delicadeza, é a eterna surpresa do sonho... Amo vocês!! Todos vocês!
Obrigada

17 comentários:

Dudu disse...

eu também!

Dudu disse...

Para informações dos leitores, o Sr. José Daltrino - Profeta Gentileza, era um empresário de transportes quando no início da década de 60 um circo pegou fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas dois dias antes do Natal. O Profeta Gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes” mandando largar o capitalismo e todo apego material.
Bonita história, bonita lição de vida não é mesmo?

Tatiana disse...

nossa, sabia essa do circo, mas nao sabia q uma simples ação fosse mudar um rumo de vida!
E vc heim, ja te disse q tens que escrever um blog, os blogs ja não estao tão informativos e sim "apelativos"

Elisama disse...

Pessoas como o Sr. Gentileza, é cultura riquíssima do nosso Brasil! exemplo para todos nós... Parabéns Tati!!

Sylvia Araujo disse...

Menina bonita, lindo post!

Eu sou adepta da filosofia de Gentileza, desde que nasci. rsrs E acredito piamente - apesar de já ter me machucado muito por conta da falta de escudo - que o bem só pode gerar o bem. Que possamos sorrir, amar e desejar as melhores coisas para nós e pro mundo, e que com isso, façamos a linda e enorme roda da vida girar.

Um beijo grande pra você

Wolber Campos disse...

Olá Tati! Tudo bem?
Que texto bacana, minha amiga. Dá pra, realmente, viajar com você por ele.
Concordo com tudo o que disse e que Gentileza prega.
Não é incrível como a solução para o mundo se tornar perfeito é mais fácil do que qualquer coisa? Bastava cada ser humano agir assim, querendo o bem do próximo. Tão perto e tão longe...
Ah, segui seu conselho e coloquei um sorriso no meu blog (até citei seu nome, rs) quando der dá uma olhada.

Grande abraço!

VINO MORAIS - ARTISTA PLASTICO disse...

Gostei muito de passar por aqui.Voltarei.Abraço

gabyshiffer disse...

Olá,
Vim conhecer o seu blog e fiquei muito feliz
Vou te seguir a partir de hoje e vir acompanhar o seu blog com felicidade...
:)
Seu post é lindo
Eu tive o prazer de ver o Sr. Gentileza em pessoa, muitas vezes em frente as barcas Rio-Niterói com sua vestimenta e placa na mão, ele tinha aquela aparência serena e vivia escrevendo em baixo aos viadutos da cidade...
Agora não moro mais no Rio mas sei que foram recuperadas algumas frases dele...
Ficou lembrado por sua luta pelo amor entre os homens e acho que ele conseguiu muito de muita gente a consegue até hoje...
tenho essa placa no meu blog e acho ele foi muito feliz nessa frase que o marcou...
Parabéns pela homenagem e por difundir essa campanha que começou pela mão daquele homeme iluminado.
Se você permitir gostaria de poder postar parte do seu post qualquer dia deste no meu e é claro que vou mencionar a fonte o seu blog.
Vou aguardar a resposta...
Que vc tenha um dia iluminado e feliz!
Beijos na alma!

Tatiana disse...

pois é, todo mundo carrega seu escudo e sua espada!

Lara Rizzi disse...

Seria bem mais fácil de TODOS fossem adeptos da filosofia de Sr.Gentileza, seria tudo tão mais fácil, né?


beijos

Marcelo Mayer disse...

gentileza gera gentileza é tão óbvio na bíblia... mas por ser bíblia gera preconceito e uma imbecilidade que defende o não ao brega e careta.
mas, um hippie, um mano, um "santinhp" de gaveta resolve vir com certa frase, e todos acham bacana.

por mais que dizemos gentileza, ger gentileza... não há ninguém não seja hipócrita. todos. eu, vc, ele, ela, aquela, aquela...

profeta gentileza é cool, um barato...
jesus cristo fez muito mais e o acham fanfarrão.

gentileza gerou para o dono da marca... e por ai vai

Tatiana disse...

Gentileza é bíblico, todos nós sabemos. E é tão divino que poucos, assim como o profeta Gentileza conseguem ou conseguiram transpor daquilo q é "texto sagrado", para a simplicidade do dia-a-dia. Poucos sabem, mas o tal Profeta que mencionei abandonou a vida de empresario pra viver pelas ruas do RJ levando mensagem do bem, a troco de quê? Assim como Jesus - que fez TUDO por todos nós,falo com a mesma intensidade de Madre Tereza, Dalai, Gandhi e por quê não do profeta? Falo com a mesma intensidade pra todos Eles, porque pelo que sei Jesus nunca mensurou quem faz mais que o outro. Mas quem faz mais de coração, pq se é verdadeiro é DIVINO.
O Profeta tb deixou seu recado - se há marketing? Claro! Jesus tb, com aquela imagem adesivada e estampada por ai. Como nao comentar o filme de Gandhi? E as frases motivadoras de Dalai? A diferença é que carregamos o escudo e a espada!Um dia a gente se defende, outro, a gente se ataca, por isso é dificil entedermos quando alguem de fato tem coração bom! Nao entra na cabeça, né?!
Jamais será vc o culpado,mas seu vizinho sim. Jamais será vc o causador de problemas, de dividas, de traições, o idiota da esquina sim e vc lembrará dele a cada pisada naquela calçada.
A hipocrisia está na nossa respiração. Pq gostoso é falar dos outros, da politica, do assassino do momento. O foda quando alguem aponta o dedo pra vc.
Mentimos o tempo todo - até nas palavras, no silencio e nas duvidas. Afinal, meu escudo pode ser uma espada bem afiada.
Viva gente que vive para o bem e pro bem. Orgulho-me muito disso. Amém

Marcelo Mayer disse...

depois procure saber quem é oq realmente esse profetinha de quinta faz. procure saber tb os crimes no qual ele ainda é julgado. procure pelo nome dele no fórum de Votorantim, SP

não passa de um infeliz. como aquele guru que foi no jô. infelizmente nnao me lembro o nome. ele tb falava dessa de gentileza gera gentileza. ele foi aclamado e todo bla bla bla... no fim, descobriram o quanto era um podre

esses manifestações espirituais modernas enchem o saco e nos taxam de burro

Marcelo Mayer disse...

eu não vou mandar os links dos videos, nem das matérias a respeito desse linguarudo. aliás, a história do circo não passa de balela. prefiro que as pessoas busquem a verdade.
algo bem mais sincero
profeta? um imbecil. a garotinha Lislayne que o diga. é fácil tentar se livrar da culpa quando se fala em nome de deus, de uma força ou qualquer outra paranóia coletiva

Marcelo Mayer disse...

obviamente, eu sou totalmente a favor de manifestações pacíficas, mas que sejam pessoais.
incrível como temos a mania de enaltecer certas pessoas, os colocamos em pedestais, bandeiras e camisas, mas e agente?
garanto que 90% daqui nunca fez uma gentileza. e gentileza não é ajudar uma idosa atravessar a rua, muito menos comprar um salgado para uma criança de rua.

Tatiana disse...

"Atirem a primeira pedra" Quem sou eu, né verdade? Mas essa linguagem clara e rápida "Gentileza gera gentileza" mexeu! (re)comecei essa semana, situações do bem.(re)aproximei de gente do bem, precisava disso, me fez um bem!. Putz, mas é paranoia coletiva. Tentei, pelo menos tentei. Amo vcs!

Tatiana disse...

Exatamente , Marcelo, gentileza é tão sutil como algumas palavras que falamos ou cuspimos, né, depende do ponto de vista. Sei lá, gentileza é a delicadeza da imperfeição do ser. É aceitar sua diferença perante a minha e nao viver na indiferença. É respeitar o espaço, cultivar laço. É um abraço! Um recadinho: Bom dia! Vc é especial! Sei lá... eu estou muito feliz e Deus sabe o porque.