domingo, dezembro 19

Expedição Cuba - PaRtE 8

Trinidad de Cuba
...Escutando "Grandes voces del son cubano" "El Jilguero de Cienfuegos...

A disposição era tamanha que parei em duas cidades num mesmo dia. Um dia radiante.
Já fazia parte de Cuba.
Trinidad e Cienfuegos foram duas cidades em que vi a hora passar, bem lentamente...
Já não pensava, não concluia e não falava. Eu apenas caminhava. Não ouvia vozes e não desconfiava do que estava por vir. Mas não veio. E eu ainda caminhava.
Senti um grande vazio em Trinidad. O chão batido empoeirava meus pés até a canela. Não existia sombra naquele lugar. Era um vazio no meio do nada. Mesmo em um negativo súbito consciente, ao meu redor tinham rostos felizes. Pessoas sorriam ao mesmo tempo que ofereciam seus adornos para troca ou venda. Eram cordões e enfeites de sementes de árvores cubanas. 5 cordões por 2 cucs. Aquilo era muito familiar, não me chamava atenção, pois as sementes são muito semelhantes com as nossas, aqui do Brasil. Mas comprei, comprei 10. Não que eu as usasse todas de uma só vez ou, a cada dia da semana colocasse um. Eu trouxe para presentear. Só depois percebi que não restara para mim. Fiquei sem, mas fiquei feliz. O que eu carrego é muito mais que um cordão, charuto ou qualquer coisa que trouxera de Cuba. O que tenho é único, é belo é intransponível - eu tenho a lembrança de um lugar que sonhei estar. Eu tenho em mim a liberdade conquistada. Tenho a viagem como um grande desafio, uma espécie de amor. Sinto-me amada. Essa é a minha verdadeira relação com as viagens.
... Mas eu não pensava em nada. Cienfuegos chegou. Uma cidade limpa, simples, solitária... O mar ao fundo e a praça no centro. Parecia uma exposição de carros antigos.
Um dia inteiro pra não pensar em nada. Foi assim em duas cidades cubanas.
...Hora de voltar à Havana. Pegar estrada, horas e horas vendo passar aqueles lugares que, fizeram-me não pensar. Definitivamente eu consegui viajar. Isso é que chamo de liberdade.
As fotos falam por mim:




Cienfuegos

4 comentários:

Unknown disse...

quando não quiser encontrar c contigo vou na sua casa! hehe

Parabéns pela vida alternativa que levas. Que possas deixar e levar experiências inesquecíveis onde quer que passares.

Um abçs

Guto Pires.

Leo Mandoki, Jr. disse...

vc tem a liberdade conquistada???
...humm interessante isso..vou te deixar uma frase do André Gide:
"alcançar a liberdade não é dificil; o difícil é ser-se livre!"
um beijo de quem te ama

Claudio Arriens Santos disse...

Que viagem incrível, Cuba deve ser uma experiência única e fascinante, um local rico em todos os sentidos, não necessariamente com a opulência de NY e seus eletrônicos baratos, mas com a simplicidade e sabedoria de um povo que, face às adversidades, consegue ser feliz.

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br