domingo, maio 31

CHE *

...Ontem fui ao cinema, não pra me emocionar, ou pra esquecer da rotina semanal.... muito menos pra me iludir em algum filme hollywoodiano... Fui com a certeza de que sairia com um pouquinho mais do que entrei... Fomos ver "CHE", num cinema antigo e de poltronas que faziam, por vezes, minha coluna arder. Esperávamos a sessão, falando sobre a "Revolução", claro, numa espécie de introdução ao filme, fui com o Tio None, um homem cheio de idealismos e que já esteve na ilha caribeña, podendo então traduzir e enfatizar alguma coisa.
Quando comecei falando sobre minha viagem a América Central, aqui no blog, contei um pouco da história do povo latino americano (no post expedição Panamá) - tenho uma visão "romântica" e confiante de que, alguém quis mudar nosso rumo, alguém se meteu com muito amor por essas terras tupiniquins, alguém quis, até a morte, nos defender de um sistema arbitrário e opressor. Esse alguém cheio de sonhos e inspirações através da literatura chilena (de Pablo Neruda), nos instigou e nos submeteu a uma realidade crucial e demolidora, a realidade da América latina... Esse se chama "CHE".
O filme mostra extamente a estrutura confiante de Fidel, Raúl e Ernesto Guevara partindo do México, onde Raúl e Fidel ficaram exilados, para o grande dia, o dia de "libertar "os cubanos do imperialismo, "libertar" os cubanos das mãos de Batista, o que podemos dizer - marionete do "Capetalismo".
Um filme sem musicalidade, um filme sem começo, nem fim; um filme pouco comedido... carregando esperança, força, luta, amor! Che Guevara dizia que uma revolução tem q estar acompanhada de amor, muito amor. Amor pelos outros, nada se constrói ou se conquista sozinho, amor pela Pátria, amor pela vida. Não, ele não queria um golpe de estado, ele queria a Revolução! Não, ele não queria a revolução em Cuba, ele queria a destruição do sistema que massacrava seu povo latino, ele queria a liberdade! Ele queria a américa latina para os latino americanos!
Assim como Simon Bolivar, San Matin, incluo Che, como um dos "Mitos" guardados e conservados dentro de cada um, dentro de cada latino.
Como pode um poder dominar a sua mente, um poder massacrar um povo, um poder de dizer: nós somos a maior potência mundial, vcs q se fodam! Não vamos diminuir a emissão de gases, não vamos aderir a nenhum movimento sustentável, queremos é dinheiro! Que direito tem esse poder de enforcar ao vivo na tv Saddam para o mundo ver e ver o poder q eles têm, que direito eles tÊm? Quem são eles pra julgar o terrorismo, matando milhares no Iraque e torturando outros na prisão em Guantanamo. Que direito tem esse poder de embargar e tirar a esperança de um povo? E o embargo foi apoiado por Israel.
Esse sistema acabará, se autodestruirá... em suas próprias armadilhas.
Não espero nada, eu quero é respeito!

Um comentário:

Dudu disse...

Pátria o MUERTEEEEEEEE!!!

Para aproveitar o filme "CHE" é importante ter um conhecimento prévio sobre a Revolução Cubana e seus eventos marcantes.

Gostei, mas admito que esperava muito mais...

Beijo Tutinha!!!!