sábado, maio 9

Expedição Costa Rica - FiM :(

Pura Vida em Costa Rica
Depois do inusitado mundo vegetal, me encontro em outro mundo, o natural, o azul, o $algado, o saboroso... O mar costarriqueño... Foi o outro passeio que escolhi... No outro dia escolhi estacionar em San José - a capital pra descansar e descansar o bolso tb! Dessa vez então saio bem cedinho do albergue, e de novo quase que uma rotina involuntária, vejo a moça deitada ao meu lado, hj vi seus pés, estava de meia colorida, vi um livro grosso na cabeceira e um cigarro - sem conhecê-la entrei na sua intimidade, rs rs,. sai do quarto sem fazer muito barulho, tratei de me envolver num banho ( aqueles que só servem pra te acordar mesmo), coloquei biquini e preparei a bolsa para um dia de passeio... um dia ao mar! Atravessei a rua, pego um ônibus com um monte de gente divertida, corro pra sentar.... começo então a observar a paisagem na janela, sabe quando se esquece da vida, quando o bom mesmo é olhar... o sol começa a brilhar batendo em meu ombro (hora do protetor), sinto cheiro de maré, peixe, adoro! Sinto arrepios e caimbra ( tudo ao mesmo tempo), por fim, sinto o vento entrando nos cabelos quando desço do ônibus, pronto, chegamos ao mar! Bienvenidos! Pegaríamos um barco que nos levaria a Isla Tortuga... desde então o sol não deu mais trégua, e um cara loiro e bonito tb não, filmava todos os nossos passos (vai custar caro isso)... Ai que comecei a perceber o porque de estampas de camisa, imas e lembrancinhas sempre com a mesma frase: Pura Vida!! Todas as pessoas falam isso por lá, andando nas ruas, nas lojas, nos bares, nos mares... é legal e encantador, pq há de se achar váaarios significados pra essa frase, porém é simples de se entender: a Pura vida em Costa Rica! claro! rs
Procuro o melhor lugar no barco pra enfrentar 1 hora até a Isla Tortuga (pensei que viria muitas tortugas, mas era a geometria natural da ilha ganhando esse nome - não consegui enxergar forma alguam rs) E logo um rapaz super gentil me ofereceu um pedaço de abacaxi , ou melhor Pinã! Depois uma rodada de melancia, depois banana, depois drinks"a la vonte"! Uma música super agradavel surge no barco, curti um pouco aquela solidão - aproveitei o mar! Chegando a illha, descemos e logo percebi a movimentação para o banquete, enquanto isso.... fui com um pescador ao mar, pegamos um barquinho, e uns americanos juntos, resolvemos fazer mergulho, pedi ao pescador que me levasse no melhor ponto pra ver tartarugas, ele me disse q nao saberia ao certo, então fomos para o principal ponto - o mar! Mergulhamos, e ele foi até o fundo e buscou um Pepino do mar pra mim, não tive muita coragem pra segurar, pedi a ele que o segurasse pra sair na foto, foi ai então q nao satisfeito ele busca lá do fundão uma estrela negra, parecida com uma aranha, essa sim peguei, mas ela mexia tanto que me dava nervosão... foi então q ele me deu pão para que jogasse e visse os peixes, não satisfeito ele me joga três esfarelados ao meu lado, em 3 segundos formou-se um paredão de peixes, batiam no meu pé, na minha mão, na barriga, foi ai que resolvi mergulhar tb, fui até o fundo, ele segurou em minha mão e me levou, é de infinita beleza! Nossa tá batendo fome, voltamos e fomos recebidos por um delicioso e curioso banquete com direito a musicalidade caribeña! Estava com tanta fome que quase comi aquele hibiscus enfeitando o prato (e não é que pesquisando na internet, vi que se tem um chá dessa linda flor que ajudaa emagrecer)... era filé de frango com coco fresco e ralado, arroz e bananas tostadas e sequinhas, uma espécie de batata frita (na América toda se come assim), brindamos com um delicioso Pisco... e me diverti com a música... depois do almoço, resolvi relaxar, foi ai que vi capivaras, urubus, lagartos gigantes, do nada, olhei pro lado e vi! Será que eles comem hibiscus? rs A música continiuou, mas fui passear, sentei pra apreciar, foi então que chegou um cara lá de Nova York com uns "tremeliques" nervosos... um cara solitário que não quis dizer a idade e que se impressionou com a minha viagem... cai na besteira de dizer que meu pai já trabalhou em Wisconsin, ele me perguntou p q não fui? Pulei essa pergunta, na verdade estava pulando era tudo, queria ficar ali quieta, queria deitar, queria escrever, ele não entendeu e ficou, até q forjei um sono, pedi desculpas e disse a ele que queria dormir um pouco... bom sono! rs Acordei e conheci um casal simpático de Puerto Rico aaa muito legais, de uns 50 a 55 anos!
Areia fina nos meus dedos, me sentia numa pluma, sério! Resolvemos então a voltar ao barco, de novo frutas pra saborear , eis então que surge o cara com o filme da viagem querendo me vender por 15 dólares (que absurdo), eu acho q fiz uma cara de espanto tão espantosa q ele resolveu fazer por 10, não, não aceitei, disse a ele que ainda teria muito lugar pra ir, ai então, aquele rapaz loiro bonito, me contou que morava em Israel e foi pra Costa Rica tentar a vida de surfista, ja estava por lá a 5 anos.... e que por fim me fez por 5 dólares e me pediu pra não contar pra ninguém, então disse a ele, está cheio de americanos do norte aqui, aproveita! rs rs
O pôr se aproxima naquele infinito, o mar canta, vibra! Me emociona! Valeu mais essa, mas por esse dia... mas por essa expedição! Tento relatar, mas só me sai emoções, e já dizia Clarice Lispector: "tudo com muito amor estraga"...
Relatos sinceros: valeu mmmuito a pena Costa Rica, cara, porém preservada, animada e cheia de coisas legais pra fazer!
Espero que curtem!
Hasta amigos com Expedição Nicarágua (a grande realidade da viagem)!

Um comentário:

Marcus Anversa disse...

Oi Tatiana,

Belíssimo Blog!!!! Estou adorando viajar, mesmo virtualmente, contigo pela América Central e México. Além das fotos, o que me encanta mesmo são os seus relatos dos lugares e habitantes. Um deleite para o geógrafo. Bem, de real da América Central, só conheço os país dos "los ticos". Abraço