domingo, maio 3

Por quanto tempo você se enganou?

Amigos, já já volto pra falar da Costa Rica, mas agora nesse post...
...Por quanto tempo você engana alguém? Já pensou?
"O mentiroso é a própria base da sociedade" Oscar Wilde (1854-1900)
Certa vez, numa aula ainda em faculdade, um professor inicia assim: "todas as manhãs sai de casa um esperto e um idiota, em algum determinado momento do dia eles se cruzarão!"
Quem nunca se sentiu, como: passada pra trás? Ou simplesmente, enfrentado algum tipo de "lorota" alheia... A mentira é a filha do casal do Senhor Medo e da Senhora Necessidade! Percebo sempre isso, na história da sociedade e na que me constrói diariamente ("Why not?").
Existe aquela mentira inocente, aquela que empurrada, se encaixa com algum episódio, aquela que não causa prejuízo a outrem (talvez um pequeno arranhão a si próprio)... Essa "lorotinha" de que pacientemente é contada: Mãe, chego em casa às 10 da noite; Pai eu comi tudo no almoço; Tirei nota boa na escola (não colei); Ainda sou virgem; Me atrasei pq Furou pneu do carro; Estava jogando bola com amigos; Meu telefone pifou;Sou solteiro porque quero (e que na verdade se tornou um amante profissional); Não posso te encontrar, estou indo à igreja rezar! Ora, agora demos pra ser santos e ficarmos aos domingos em silêncio na casa do senhor?!
Certo dia também, vendo a TV por assinatura, passa uma frase da cantora Madonna: "uma mulher consegue mentir um orgasmo, um homem consegue mentir toda uma relação" Me fez pensar e pensar tb que não é por ai: pensemos o contrário (Why not?), um homem pode ser fiel aos seus princípios... (será) rs
Falando na TV por assinatura e por causa dela, alguns comentários já existem a respeito do ano apocaliptico de 2012 - calendário Maia (falarei em outro post - será que uma mentira ou uma verdade mentirosa?)
Há quem minta por compulsão, outros por autoafirmação, não se conformando em levar uma existência frugal. Há tb aqueles que, mentem, omitem e vivem! Vivem na base paralela (será que pensam?) Há quem minta, pq assim vive numa verdade, a verdade construída pela humanidade...
E semana passada lendo a revista ÉPOCA, a matéria me chama atenção: "Por que as pessoas mentem?" Dizendo sobre os grandes casos da mentira: o rapaz q se passou pelo filho do dono da GOl, da Paula Oliveira que forjou um crime nazista, dentre outros da história...
E "a ciência nos ajuda a entender o que nos leva a enganar os outros - e a nós mesmos"(Será que precisa de Ciência?! Será que não precisamos de História?!)
“A mentira é muita vez tão involuntária como a transpiração”, constata Bentinho, em Dom Casmurro, ao surpreender a si próprio escondendo da mãe o amor por Capitu. Como de costume, Machado de Assis retrata uma verdade: mentimos o tempo todo, até sem perceber. Mentimos sobre nossa altura, nosso peso, nossa idade. Mentimos para nós mesmos, para suportar um recalque. Ou pq gostamos de viver numa farsa e que essa é sem limites!
Como falei lá em cima, a mentira é a filha do Medo e da Necessidade - pense bem: Medo de expor seus desejos, de expor seus sonhos, suas amplitudes. E Necessidade de que, talvez, num pensamento mesquinho: eu preciso esconder isso dela(e), pq será melhor pra todo mundo! Mentira! A mentira te livra por um instante de um problema, por um mísero instante sem problemas, mas ela te corrói, te consome, te....
Quando criança meu pai me disse: Não vai de bicicleta na casa da Dona Yolanda pq vc vai cair... eu menti e cai! O pior não foi cair, foi ouvir dele: viu, te avisei! E é assim mesmo que a vida faz com a gente, o tempo todo ela fala:VIU TE AVISEI!
Quando adolescente meus pais me disseram: Não vai sair hj, não é hora de vc ir pra rua... Eu menti e fui! Fiquei de castigo e não pude viajar com uma amiga na semana seguinte.
Quando adulta (não gosto de dizer q sou adulta, minto pra me livrar dos problemas??!) disse a mim mesma: sou aquele idiota q sai de casa pelas manhãs que o professor Jaime sempre citava... sou a frustrada que com 23 anos ainda não se adaptou, não resolveu, não decidiu, não conversou... sou a dependente que mesmo longe, ainda liga pros pais dizendo que sente uma infecção branda, passageira... sou aquela que não sabe dizer não e não sabendo o peso dessa palavra, me torno desorientada, desconfigurada. Desconfigurada, claro, essa é a palavra, onde estaõ minhas convicções e minhas atitudes?!
E por quanto tempo enganei alguém? E vc, por quanto tempo já me enganou?
Pensando assim, na intégra da pergunta, já enganei minha irma dizendo que ia pra Europa ficar com ela e até hj... Já enganei um namorado, dizendo a ele que não dava mais porque não éramos compatíveis, mas mal sabia ele q o principal problema era sua mentira. Já enganei alguns professores, por sair da sala dizendo que estava doente e por vezes pedia alguém pra assinar na chamada pra mim... Já enganei algumas pessoas, que quando o telefonema era pra mim, pedia a minha mãe pra dizer que não estava... Já enganei meu cachorro, que por cima colocava algumas lasquinhas de carne, mas por baixo da vasilha só era aquela ração seca e sem gosto.... Já enganei o vendedor, que levei uma antena de TV pra casa e sem muita técnica acabei quebrando, voltei na loja, alegando defeito de fabricação... Já me enganei, sim, muitas vezes, por acreditar em alguém e que esse alguém tb se engana! E que vem se enganando com as pessoas, assim como eu! Bem vindo ao mundos das desilusões!
E por quanto tempo vc se enganou? Já me perguntaram isso,
Cuidado, as vezes a gente pensa que engana alguém, mas esse alguém pode compreender tudo que vc faz!
Eu acho q não posso falar muito sobre:política, religião, costumes,afirmações, vícios, sonhos.... Seria uma engação a parte! :/

2 comentários:

nanda disse...

Bom, realmente essa é uma questão interessante... mas sabe, a vida é simples, mas tb muito complicada. A que se refere exatamente a palavra mentira?? E culturalmente, a que se refere essa palavra? Mas tenho que dizer que tenho tb uma outra visao sobre isso. As vezes a mentira é uma proteçao e todos nos precisamos de proteçao. As vezes mentir um sorriso, fingir que se interessa, pode salvar um dia de alguem e, se pensar mais longe, acaba salvando o nosso proprio dia. Ja aconteceu comigo de um amigo ligar e perguntar: vc quer ir a um lugar tal? e eu responder mentindo: sim. (nao queria mesmo) E este dia ser um dia maravilhoso. Fico pensando... se tivesse dito nao? As vezes vc nao está bem e alguem liga, vc pede que sua mae diga que nao está... muitas vezes isso nem mentira é: De fato as vezes a gente está com a mente tao longe que nao consegue se fazer presente. Tudo isso é uma questao complicada. Comigo acontece o tempo todo de eu pensar coisas que nao gostaria, coisas até bizarras... o que seria se eu saísse falando o que penso por aí? No que tange ao ser humano é tudo muito incerto. E qual é o limite??

Tatiana disse...

Não tem como discutir com uma psicóloga, né Nandoca??? Te amo minha terapeuta!