terça-feira, fevereiro 9

Expedição México - PaRtE 2

Companhia de ônibus: TicaBus  -15 dólares Guatemala - México
Entrada por Tapachula - Chiapas (MX)

Dia anterior em Guatemala... aquela última volta à cidade de noite e eu já estava menos perdida, aquele labirinto de Antigua já nao me assustava mais! Fui jantar e comprei biscoitos para o café... Bom, hora de arrumar a mala, quase q ela nao fecha, quase! Desejei boa noite pra todos aqui no BR!...
O sol levanta e eu , mais ou menos... com tudo pronto, fui dar a última voltinha de dia na cidade, comprei café e pronto!( Adíos Guatemala... mucho gusto conocerte!!! Hasta Pronto! ) Antigua foi um lugar encantador, descansei e aproveitei um dos melhores lugares da Am Central.
Então fui  de van até Guatemala City, num ponto mais moderno onde havia uma parada para TicaBus.
Tudo certo, mochila no ônibus, aproveitei pra andar na parte nova e fui ao shopping... Aproveitei ao máximo para deixar as pernas esticadas.
Chegando na fronteira, entrego meu passaporte e o mesmo é carimbado pela saída da Guatemala. Todos de volta ao ônibus e mais uns metros a frente paramos para mais uma carimbada, a de entra ao México.
Uma excitação fora do comum, estava ansiosa pra desfrutar daquele pais e, ao mesmo tempo, preocupada com a  fronteira, pois eu não tinha nenhum ponto de refência, nenhum hostel reservado (eles poderiam encrencar), aliás foi assim em toda a viagem, reservava os albergues na hora.. Mas deu tudo certo, meu passaporte foi verificado junto com o  visto (um adesivo grande meio rosa colado na última folha) , e passado por dector de código de barras. Passaporte carimbado com a descrição: entrada por Chiapas.
Aaaaas portas se abriram (literalmente) e passamos para o terreno amigo, hermano!
Quando tudo se parecia bem e tranquilo, no meio da noite entraram no ônibus policiais falando alto e pegando os passaportes. Entreguei o meu e já achando q teria q pagar alguma coisa, mas nao, apenas  me perguntaram: "- brasileña, si? Tu estas en Tapachula y dondé quieres llegar? Eu disse: Yo quiero lhegar hasta Cancún, me voy por un corrido!"  Eles riram na minha cara, achando q era impossível!  Bom, fiquei quieta pq realmente seria impossível... Pior ainda, quando abro o Lonely e nao vejo nenhuma informação sobre Tapachula (a cidade depois da fronteira) bom, acharei algo pra fazer! (...)
Gosto de fronteiras, de ter a sensação de começar tudo de novo,de sentir aquele arrepio do desconhecido e de sentir que ainda, teria muito por vir, e de fato! México mexeu até com o meu último fio de cabelo!!!!
Hasta amigos, até o próximo post com mais desse inesquecível pais!

Um comentário:

Angélica disse...

Oi tatiana, tudo bem?
Bom achei seu blog pela internet, qndo procurava inf. sobre "o perigo de uma mulher viajar sozinha pela América Central".
Estou com a idéia de viajar em dezembro de 2010 e fazer praticamente o mesmo roteiro que vc fez (com a inclusão de Cuba). Ó que acontece é que as pessoas estão me botando medo, dizendo que é perigoso, etc, etc.
Ficaria mto grata se vc me enviasse um email, falando se existe esse perigo mesmo. Iria me ajudar mto.
meu email: angelica_bertin@hotmail.com

Muito legal o seu blog!!! Parabens!