domingo, fevereiro 28

Expedição México - PaRtE 4 (EZLN)

na estrada, já dava pra notar a presença deles
... Chegamos a San Cristóbal de las Casas, localizada em uma das regiões mais pobres do México.
Porém, Chiapas tem o seu valor, um lugar tomado por história; beleza natural; cultura; comida... Cada quanto dessa região está impregnado de alguma coisa indecifrável. E o sentimento de libertação toma conta.
...O albergue muito, mas muito familiar, os donos: um casal de mexicanos, 1 filho e mais 2 "perros" na raça labrador (que eu gosto muito). Falarei mais no próximo post.
Percebi Mahmet (meu amigo mulçumano) inquieto e retirando folhas soltas de sua mochila. Peruntei o q  houve, ele disse q eram anotações e mais nada, mas me disse q seu maior interesse por aquele lugar seria, tão infinitamente pelos Zapatistas. (...) Mahmet é técnico de futebol de um time feminino na Nicarágua (um trabalho voluntário).
estrela, símbolo Zapata
Já conhecia alguma (pouca) coisa sobre os Zapatas, mas que não chegava perto dos conhecimentos de Mahmet.  Colhemos então, informações com os donos do albergue, os olhos deles brilhavam quando, ao mesmo tempo falavam abertamente sobre esses defensores de comunidades indígenas. Recebemos dicas importantes antes de uma visita a comunidade: sem fotos, sem muitas perguntas e nao olhem para eles, desviam sempre o olhar.! ..... (....) Uma experiência, um legado, uma vida! Meu Deus, como o México é rico e como essa riqueza me alimenta. (Liguei super entusiasmada para meu pai, dizendo que, minha maior forma de se expressar aconteceria em breve, muito em breve. Ele me disse apenas, cuidado!)...
Um zapata na comunidade em Chiapas

Os Zapatas, assim dizendo pois inspirou-se na luta de Emiliano Zapata contra o regime autocrático de Porfirio Díaz que desencadeou a Revolução Mexicana em 1910. (EZLN: exército Zapatista de libertação Nacional.)
Conquistando a simpatia de uma expressiva parcela da população camponesa do México,  os Zapatas tiveram noção de sua expansão em 1994, quando seguiram pelas montanhas de Chiapas com capuzes pretos e armas nas mãos dizendo: "Ya Basta!" . Desde então, eles lutam pela ampliação de direito dos camponeses e o fim do NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte).
 Em 1997, uma grande marcha sobre a capital do México mostrou ao mundo a força desse movimento, ganhando destaque nas páginas dos jornais mundo afora demonstrando a situação no México.
"O subcomandante Marcos fala que resistir à homogeneidade não é sinônimo de fazer oposição a ela, passando a lutar para criar uma nova hegemonia dominante." Tentam assim positivar as diferenças, mas não diminuindo os supostos "iguais", aqueles que as estigmatizaram
"As revoluções protagonizadas nos países da América Latina inauguraram uma verdadeira cultura de lutas políticas populares ao longo do continente americano. Entre os mais diversos movimentos surgidos na pós-independência das nações americanas, encontramos a influência de diferentes justificativas ideológicas e a construção de perspectivas históricas específicas. O passado colonial, o caudilhismo, o imperialismo norte-americano são algumas das idéias que imprimem as justificativas de tais mobilizações."
Não venho aqui dizer o que é certo, pq se eu soubesse,sofreria menos, choraria bem menos.
 Mas venho aqui, pra (tentar) justificar o motivo de tanta dor, rebeldia e opressão. Falo de um jeito simples e aberto, pra que eu mesma possa compreender, pra que eu mesma possa escolher o meu caminho e defendê-lo, sim, pq esse teria uma longa caminhada.
crianças comendo na comunidade

Mas a convicção me apavora: querem nossa liberdade, querem nosso sangue... querem nossa dignidade. Motivo: domínio e foda-se tudo!
Quem sabe um dia os indigenas, negros, brancos, os caciques, os pardos, ruivos, religiosos, estudantes e conservadores poderão viver em uma verdadeira comunidade, essa que chamamos de Planeta Terra!

Nenhum comentário: