domingo, março 7

Expedição México - PaRtE 6

caminhando pela manhã, as impressões são fortes
Enfim, a tão charmosa cidade do interior do México. San Cristóbal de Las Casas.
Parecia q estava dentro de um filme mexicano: Frida! hahaah adoro esse filme....
Uma cidade além revolução Zapatista, uma cidade bucólica, alegre, limpa. O único frio se dá pela brisa da manhã, digo único pq o calor humano supera qualquer tempestade e rajadas de vento. É tão transparente, tão envolvente, essa cidade é mágica! Me faz lembrar de Ouro Preto - MG com menos ladeiras.
A cerca de 2.250 metros de altitude, esta cidade se destaca genuinamente como a alma do estado de Chiapas. Bastou a primeira caminhada do dia para que pausas circunstanciais fossem o reflexo de ordem e color. As ruas desta cidade se formam como peças de quebra-cabeça, daí que comecei a entender a sua magia e encanto.
No centro histórico convergem silhuetas de telhados (maior superfície coberta por telhas do país) pátios, praças  e varandas floridas de fachadas barrocas, construções de estilo neo-clássico. Nos mercados é notório identificar o espetacular artesanato chiapaneco (variando-se em tons garridos). Os habitantes sempre simpáticos e amistosos, mantêm-se fiéis à sua cultura e origem usando vestuário tradicional bastante particular. O sorriso me faz enxergar sua alma, o olhar penetrante e periclitante de um povo pobre, porém honrado.

As igrejas são diferentes umas das outras, mas que passam uma única mensagem para um povo orgulhoso da fé que o sustentam. Curiosidade: alguns santos nas igrejas, não têm braços, e aquilo me intrigou, mas é pq os antigos acreditavam que arrancando seus braços, eles não fugiriam... (boa, ahahah)
... e ainda nem falei sobre: comida, gente, bebida (arribaaaaa)....
Muita coisa está por vir... prefiro saborear aos poucos, prefiro reviver cada pedacinho... A nostalgia me consome!
Hasta amigos, com mais expedições

Nenhum comentário: