sábado, março 13

Expedição México - PaRtE 7

Cañón del Sumidero
Um encontro com a natureza, precisava disso!
Saimos então (eu e Mahmet, amigo mulçumano) de San Cristobal em direção ao Parque Nacional Cañón del Sumidero. Dai que descobri o símbolo da bandeira de Chiapas, é um desenho de um canõn! A representação maior de uma região, de um povo, a natureza que os envolve.
De lancha, fomos visitar o afamado Cañon e percorremos o rio Grijalva entrando pelo Parque. Este cañon tem uma altura máxima de 1000 metros; entre as vertentes rochosas e o rio existe uma grande variedade de plantas oferencendo  habitat a várias espécies de animais. Belos animais, eu diria, como: macacos, aranhas, crocodilos, iguanas, pássaros...
Durante o passeio de lancha passávamos por diversos pontos onde pudemos observar erosões rochosas com formas particulares, sim, eu dou vida à coisas! Vimos ainda uma espectacular queda de água, com variadíssimas espécies de musgos e orquídeas que no seu conjunto davam um aspecto de árvore de Natal em torno da cascata. Era sim, uma bela e grandiosa obra-prima da natureza.
Dividia a viagem com uma sensação esquisita: a de que a qualquer momento cairia da lancha. Só pensava numa coisa: um jeito de segurar a câmera até alcançar a margem!!!! rs Não podia perder aquela maravilha em fotos...
O vento batia firme, as gotas geladas de água envolviam meus braços  num balançar supremo e calmo! Isso sim é Deus. México,um contato, um arrepio!

... Conta a lenda que quando chegaram os conquistadores espanhóis, famílias inteiras de índios preferiram saltar da vertente mais alta do cañon ao invés de se submeterem à vontade deles.
insquecível esse lugar

Um comentário:

Maldito disse...

...já os nossos indios, de tão preguiçosos, acharam mais cômodo trocar o país por um espelho. rsrsrsrs
Inté!