Faltou a letra "I" e "L" nessa placa - foto em Trinidad de Cuba
Viajando pra ilha:Sua dimensão chega a 1200km de uma ponta a outra (maior que Portugal e já já falarei desse país em uma outra expedição ) ...
-Companhia aérea: Copaairlines - escala Panamá city;
-Companhia aérea: Copaairlines - escala Panamá city;
-É necessario "tarjeta" de turista;
-Opções de hospedagem: hotéis 4 a 5 estrelas (alguns "all inclusive") e casa de cubano credenciado pelo governo (uma forma mais econômica e real de se visitar a ilha);
-Meios de transporte: táxi (o mais convencional), cocotáxi, camelo (uma espécie de ônibus) e os próprios autobuses
-Jornal local: Granma click aqui(trouxe um comigo - o jornal também publica em suas edições, capítulos do livro de Fidel - "La victoria estratégica" (comprei-o por 10 CUCs); o jornal também traz informações sobre o esporte, cultura ,sobre a educação...
-Câmbio para turista: 1 euro = 1,12 CUCs ou 1 dólar = 0,88 CUCs
-Câmbio em moeda nacional: 1 dólar = 25pesos cubanos
*Caso seu maior interesse é sentir de perto este belo pais, sua história, sua cultura e seu povo, a melhor opção é ficar em casa de cubano - no próprio aeroporto já se consegue informações sobre essas casas. São seguras, familiares e você experimentará a comida tipica crioula:
Moros y Cristianos – arroz e feijão preto cozidos na mesma panela com carne de porco.Congrís – arroz e feijão vermelho cozidos na mesma panela.
Picadillo a la habanera – carne bovina ou de porco temperada com tomates, pimentão, azeitonas e uvas-passas. Pode ser servido com banana frita e arroz e ainda ovos.
Ajiaco – é o prato nacional. Guisado de vegetais feito de raiz de mandioca, nabos, cenoura, ervas, alho, cebola, pimentão verde. Pode ser feito com carnes de cedro.
Plátanos – bananas fritas cortadas bem finas.
Não posso esquecer dos drinques originais, refrescantes e todos a base de rum:
Daiquiri – feito com açúcar, suco de limão, gotas de marrasquino, rum branco, gelo picado. É servido em copo de champanhe. Um drink de Hemingway (falarei desse escritor em outro post)
Mojito – drinque feito de rum branco e seco, suco de limão, açúcar, gelo picado, soda e yerbabuena, uma erva parecida com hortelã (para decorar e dar sabor ao ser amassada). O escritor norteamericano Ernest Hemingway tornou a bebida famosa e a maioria dos turistas não deixa a ilha sem saborear este drink no bar preferido do escritor: La Bodeguita del Medio.
Cuba Libre – rum branco, cubos de gelo, refresco de cola, gotas de limão.
...Cuba não é um pais barato para se viajar. Há aqueles que optam pela Europa clássica tendo em vista a comparação do valor do câmbio com o lugar a ser visitado."O que fazer em Cuba?Vou pra Europa, claro" Uma pena quem pensa assim. Cerveja – as mais famosas são: Bucanero e Cristal.
*Caso sua hospedagem seja noHavana Libre - click aqui),(fiquei neste hotel,) há um restaurante de comida crioula chamado "El Barracón" - os pescados também são uma boa pedida.Para os amantes de uma boa música, há guias para casas de shows. Não se apegue somente em roteiros turísticos, vá para as ruas, sinta a vibração. Em cada esquina se escuta um bom bolero, jazz, salsa... todo bar tem música ao vivo. É um povo muito animado, carinhoso e inteligente. As mulatas brasileiras que se cuidem, as cubanas dão show de simpatia, suavidade e melodia... Muitos também procuram à ilha para um bom descanso em mar caribenho. "Una lástima", porque o país lhe oferece muito mais. É uma nação simples, porém cheia de história, luta. É um país sensacional em todos os aspectos. Quando falo que meus sentidos foram todos aguçados, falo de experimentar um sentimento nunca vivido. Essa viagem veio num momento certo. Sentia a vibração antes mesmo de pisar naquele lugar. Já conhecia um pouco das músicas - isso foi sensacional porque quando vi um grupo musical em Havana, já pedi logo que tocasse "Dos gardenias para ti" e "Hasta siempre, click", arrepio foi pouco, muito pouco. Conheci um cantor de "Buena vista social club" e de novo pedi o mesmo repertório. Não pode deixar de comprar um cd por lá (10 cucs em média)
O cheiro de tabaco é delicioso, sempre a uma brisa fresca. A cada esquina é possível um contato com famosos, que para a ilha não passa de um simples cubano - TODOS SÃO IGUAIS, em sua essência, em sua nação!
Por vezes tentava um contato maior! Não é permitido cubanos conversarem com turistas - somente os que são credenciados a trabalharem com os mesmos. Policial já vem logo em cima. Mesmo assim, sempre se arranja um jeito, seja com o camareiro, seja com o cantor, seja com o vendedor... se estiver num bar tomando cerveja eles logo chegam... Pra quem se aventura nos livros, a boa dica é comprar por lá - não pode esquecer do "El viejo y el mar" de Ernest Hemingway (boa dica Léo, obrigada viu?), "Diário de Che", "La victoria estratégica- de Fidel Castro Ruz... livros velhos, novos, nas ruas, nas livrarias... em qualquer lugar! A única forma de se usar a moeda de cubano é comprando livros. Vá a uma casa de câmbio e faça a troca. Exemplo: 10 cucs de turista dá pra comprar uns 20 livros.
Desfrute de outros caminhos, conheça outras cidades...
Vendo Fidel, pela TV cubana!
Cuba é um lugar lindo! 52 anos, pode-se dizer. Eu vibro com este lugar.
Espero que desfrutem ao máximo desse cantinho visitado. Contarei com detalhes de quem esteve por lá com coração desarmado, feliz e longe de quaisquer exagero do nosso dia a dia.
Até a próxima, em Havana
5 comentários:
realmente acho que vc deveria ser jornalista especializada em turismo...gostei bastante dessa parte 2...mostra exatamente qual deve ser o real espirito de um viajante e não de um turista...vc não é turista, vc é viajante...
ja começou a ler o velho e o mar?
Visite tb, alem dos bares, que são maravilhosos e caros, a casa de Hemingway, vale a pena.
Não deixe de ir ao estádio ver uma partida de beisebol e nem de comprar os cartazes de filmes antigos no cine Yara.
Acho que o "benzimento" nas águas que insistem em romper a barreira do Malecon é essencial e mágico.
Esteja bem.
francisco santos
Leo, ja sim... mas a ultima vez que o abri foi no voo de volta! :( agora meu empreendimento é ler o da Gilbert, e vamos, né?? ;)
Francisco, seu nome me traz lembranças boas de minha adolescencia,eu tinha um porquinho da india q se chamava Francisco... eu nao fui à casa de "Ernesto", mas fui no museu de um outro Ernestito - o do Che lá em Santa Clara.... e realmnete lá é tudo muito caro, mas o que se deve fazer é ficar mais com cubanos do que com turistas da nossa especie. eles têm barganha. obrigada
Tatiana passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, fantástico com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Oi Tati!
Como vc seguia o Devaneios, vim aqui para avisar que ele acabou, agora estou com um blog novo anota aí: www.datilografiaparamadores.blogspot.com
Espero que goste e siga também! Será muito bem vinda!
Beijos, querida!
Postar um comentário