terça-feira, janeiro 15

Expedição Imperial - Parte 2

...Ontem aaaaaaaa ontem, pintar parede é tão bom, uma foi azul - do quarto, outra foi "del sol" na sala e a outra ainda não fizemos nada... rs, nem é difícil, digo - é muito prazeroso... Nunca em toda minha vida pintei parede, mas agora pintarei sempre q "pintar" oportunidade, rs E de repente não é q minha irma no velho mundo entra no msn... Fabi entra no meu blog pra ver minha casa em VR cheia de pets... Nossa Tuti seu cabelo tá grande! Aiiii essa mexeu lá no fundo, saudade de vc!
Depois de organizar minhas pets (quem tiver idéias mande) e pintar algumas paredes na casa do Dudu... volto naquele lugar que, sempre me alegra, não exatamente sua história, mas tudo me alegra e...

Andamos com nossos pés... e ai Tio None com seu jeito peculiar de ver as coisas nos ensina passo a passo em meio aos nossos passos, em meio as catedrais, ruas, casas e museu Imperial, como diz Florinha: Meu pai não conversa dá entrevista! adorei essa frase.
De fato, Petrópolis nasceu da magnanimidade, do carinho do Imperador, que a viu crescer e assistiu a sua evolução. Além disso foi dignificada, ao abrigar os seus despojos, sob a cúpula do templo que a sua magnificência também idealizou, a Catedral de São Pedro de Alcântara.Homem de ampla cultura universal, cuja vastidão de conhecimentos chegou a impressionar os intelectuais que lhe foram contemporâneos. Grande estadista, inteiramente consagrado ao serviço do Estado, D. Pedro II buscava em Petrópolis, a tranqüilidade e a plenitude da serra, o refúgio para se recuperar do desgaste de suas elevadas funções e se entregar aos estudos, à leitura, enfim, aos trabalhos intelectuais de sua preferência. Isto fica patente nas inúmeras cartas que escreveu a Gobineau, ao referir-se à nossa cidade: "Aqui passeio a pé todas as manhãs"; "A vida de Petrópolis agrada-me muito..."; "Aqui trabalho melhor que no Rio, apesar dos dois passeios que faço todos os dias"; "Devo ir em dezembro a Petrópolis e lá ser-me-á permitido entregar-me um pouco mais às ocupações do espírito..." - Faço as minhas as suas palavras, imperador!

Formava-se então imponente cortejo de carruagens que seguia em desfile até o centro urbano, onde as colchas de damas nas sacadas e janelas, as folhagens pelo chão, o lance de flores, com os sorrisos das crianças e as aclamações do povo, exprimiam simpatia e apreço aos Imperadores, na alegria que sua vinda ocasionava. À noite havia Te Deum na Matriz, pelas ruas luminárias, girândolas e fogos de artifício, tocando na praça a banda da Casa Imperial"
E não é que senti tudo isso ai!
Petrópolis quer dizer ¿cidade de Pedro¿. O reinado de Dom Pedro II começou em 1840 e foi o mais longo governo da história do Brasil (durou 40 anos). A família imperial morava no Rio de Janeiro. A casa de veraneio deles, o chamado Palácio Imperial, ficava em Petrópolis.
quer saber mais? http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/46origemfi.htm vale a pena! Ou melhor, visite o museu! A cidade!

Até

Nenhum comentário: