
Depois de organizar minhas pets (quem tiver idéias mande) e pintar algumas paredes na casa do Dudu... volto naquele lugar que, sempre me alegra, não exatamente sua história, mas tudo me alegra e...
Andamos com nossos pés... e ai Tio None com seu jeito peculiar de ver as coisas nos ensina passo a passo em meio aos nossos passos, em meio as catedrais, ruas, casas e museu Imperial, como diz Florinha: Meu pai não conversa dá entrevista! adorei essa frase.
De fato, Petrópolis nasceu da magnanimidade, do carinho do Imperador, que a viu crescer e assistiu a sua evolução. Além disso foi dignificada, ao abrigar os seus despojos, sob a cúpula do templo que a sua magnificência também idealizou, a Catedral de São Pedro de Alcântara.Homem de ampla cultura universal, cuja vastidão de conhecimentos chegou a impressionar os intelectuais que lhe foram contemporâneos. Grande estadista, inteiramente consagrado ao serviço do Estado, D. Pedro II buscava em Petrópolis, a tranqüilidade e a plenitude da serra, o refúgio para se recuperar do desgaste de suas elevadas funções e se entregar aos estudos, à leitura, enfim, aos trabalhos intelectuais de sua preferência. Isto fica patente nas inúmeras cartas que escreveu a Gobineau, ao referir-se à nossa cidade: "Aqui passeio a pé todas as manhãs"; "A vida de Petrópolis agrada-me muito..."; "Aqui trabalho melhor que no Rio, apesar dos dois passeios que faço todos os dias"; "Devo ir em dezembro a Petrópolis e lá ser-me-á permitido entregar-me um pouco mais às ocupações do espírito..." - Faço as minhas as suas palavras, imperador!
E não é que senti tudo isso ai!
Petrópolis quer dizer ¿cidade de Pedro¿. O reinado de Dom Pedro II começou em 1840 e foi o mais longo governo da história do Brasil (durou 40 anos). A família imperial morava no Rio de Janeiro. A casa de veraneio deles, o chamado Palácio Imperial, ficava em Petrópolis.
quer saber mais? http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/46origemfi.htm vale a pena! Ou melhor, visite o museu! A cidade!
Até
Até
Nenhum comentário:
Postar um comentário