domingo, maio 23

Expedição São Paulo - PaRtE 1

saboreando as cores no mercado
(Um ano que escrevi sobre Sampa, volto então com o mesmo post pra dar continuidade a essa Expedição. Motivo: além de força maior, algo me impulsionou... ;) Enjoy us )
Um fim de semana frio, meio nublado, p q não passear em Sampa?
São desses passeios que valorizo, convites como esses são dignos de um SIM sem pestanejar...
Uma confusão de carros, gente, apartamentos, ruas, comidas... uma grandiosa cidade!

Bela, intelectual, cheia de história, sentimental, romântica, inspiradora de vários músicos, moderna, séria, extrovertida, profissional, casual... Afinal, o que define São Paulo? Não conseguiria definir com exatidão o que representa uma das megacidades do mundo. E tb não conseguiria definir o que ela apresenta para o mundo. Minuciosamente desenhada por multinacionalidades, um verdadeiro "samba do crioulo doido": culturas, crenças, formações e ideais. A grande metrópole bandeirante é cosmopolita, por vocação e adoção. Estas e outras tantas faces estão presentes na arquitetura dos prédios, nas ruas, no paladar de suas sugestões gastronômicas e trejeitos de uma gente que não para, essa foi a minha sensação.
Destaco a cidade por abrigar um complexo cultural brasileiro beeeem significativo. É ainda uma das capitais internacionais da gastronomia, destino fixo de grandes eventos, feiras e exposições mundialmente reconhecidas, entre outras tantas referências. Já foi palco de acontecimentos marcantes que envolvem desde as margens do Ipiranga, passando por revoluções políticas, culturais e protestos em favor da democracia. Uma correria nas calçadas uma lentidão nas estradas... gente, carro - tudo se encaixando nessa mega estrutura poluidora :(
A Igraje da Sé é única... a estação da Luz é ampla, cheia de história. E a Ipiranga com a Av São João?? só podia terminar em música, né! E o mercado? O pão com mortadela - e.n.o.r.m.e! e o bacalhau pendurado?? Sampa vc é bela dentro de suas proesas!



caetano traduz algumas coisas, subliminarmente, claro:
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas...

8 comentários:

Lilian disse...

Tatiana, adorei seu blog. Esse post sobre São Paulo está demais. Sou carioca e, tradicionalmente, falamos mal de Sampa, mas eu não tenho nada contra a cidade, muito pelo contrário, gosto demais.
Parabéns!
Bjs
Lilian
http://vidaeviagem.blogspot.com

Tatiana disse...

Pois é! Tinha todos os argumentos contra esta cidade. Bastaram 1,2,3...5 visitas pra eu perceber que existiu um pré conceito e julgamento de minha base. Fato!

gerardobasabe disse...

Muy buenas notas de viaje.Te felicito por tu blog.Un abrazo.chau

francisco santos disse...

Quando chego em sp não consigo fugir da estação da luz, que me remete a pinacoteca e depois ao museu da lingua... com fome, rumo ao mercado...mortadela e abacaxi cortadinho depois. são paulo é simples assim, pelo menos para mim.

valeu a visitinha no meu blog.

besos de paranaense.

Marcelo Mayer disse...

e olha só. vc comeu esfiha na são joão com a ipiranga!

Tatiana disse...

comi? Foi tão poético assim q eu nao me lembro? Ahh deixa Caetano saber disso

Guilherme Balista disse...

Olá Tatiana, prazer! Parabéns pelo blog! Gostei muito! ;) Sou mochileiro nas horas vagas, amo viajar!

Marcelo Mayer disse...

espiha não, mcdonalds... erro falho