terça-feira, setembro 1

Expedição El Salvador: PaRtE 2

A imagem de San Salvador
Depois da aventura que passei na fronteira (vide post abaixo), me concentro então em San Salvador, como tudo é em dólar as coisas não são tão baratas como se pensa. Logo procurei o albergue: Ximena´s Guest House. Em uma rua super tranquila (com vulcão ao fundo) e se andar um pouco chega a todas as redes de fast food da cidade e andando mais um pouco chega ao shopping, mas pra ir até o centro é preciso pegar um ônibus.
Fui então conhecer essa cidade que tem como marco o San Salvador, assim como o Cristo Redentor está para o Rio de Janeiro.
As ruas do centro são velhas, são, em sua maioria, sujas. Todas ocupadas por vendedores ambulantes e lojinhas de souvenir (aquelas que a gente gosta de comprar qualquer coisinha pra lembrar do país visitado). Lembro tb da minha mãe: todo mundo que viaja tem que trazer um ima de geladeira pra ela... até que passando 3 meses a Alessandra (secretária lá de casa) quebra com uma facilidade... vai então meu pai juntando os caquinhos e colocando de volta na geladeira. ahahah Eu tenho mania de bandeira (compro em broches e faço um mural)
Bom, fiz uma parada pra conhecer essa tal de pupusas (uma comida típica em toda a América). Germán Reyes já dizia:- Se peruanos e chilenos reivindicam a autoria do "pisco", na América Central hondurenhos e salvadorenhos disputam na mesa a origem das "pupusas". São omeletes de milho recheados com queijo, torresmo e/ou feijão moído e preparada com ervas aromáticas da região e em San Salvador, se servia tb com repolho ou uma espécie de vinagrete. As mulheres "pupuseiras" fazem na hora, e os pedidos são bem variados. Acabei pedindo 2 e 1 copo de café . Pedi com queijo, uma espécie de catupiry. Gostei muito não, o sabor da massa prevalece e não tem gosto de milho! rs Mas comi, como todos ali! Segui então ao centro histórico, com catedrais, praças, pombos, rs Teatro... a cidade tem um charme a parte, pois, os salvadoreños são considerados como: "o sorriso da América". São bem simpáticos. Nem preciso dizer tb que, os ônibus urbanos são todos escolares americanos, isso é uma constante!
EL Salvador é um país que se vê de tudo. Se vc gosta de montanha, existem umas excursões à cavalo. Se gosta de história visite as ruinas maias. E se gosta de aventuras perigosas, cheias de adrenalinas vá algum vulcão. Se preferir tb, há uma forma de se relaxar e esquecer do mundo, a costa salvadoreña é quilométrica, de se perder de vista. Vale a pena, é de um silêncio, lá que descobri o sentido da palavra solidão! Desfrutei de admirar o horizonte deitada numa rede!

Hasta amigos e no próximo post, a costa salvadoreña!

Nenhum comentário: