segunda-feira, setembro 28

Expedição Guatemala - PaRtE 1

Fronteira - El Salvador / Guatemala
Capital: Guatemala
Moeda: Quetzal (1 dólar – 8 quetzales)
Principais cidades: Guatemala, Mixco, Villa Nueva, Chinautla, Amatitlán, Quetzaltenango, Antigua
Fuso horário: -3 horas em relação ao Brasil
Preço de passagem rodoviária: 17 dólares - El Salvador a Guatemala
.................................................................................
... Percebi que, minha mochila já não estava mais como antes. Carregava em minhas costas um trambolho pesado, ligeiramente deformado... E não sei o que deu na minha cabeça, mas comprei, em El Salvador, duas garrafas de cerveja, salvadoreña e outra mexicana, não era pra beber, comprei pq elas tinham uma forma bem ousada, uma garrafinha de vidro afinada na ponta, se entrelaçando até o meio; conclusão: tive que comprar outra mochila!(...)
(...) Ainda no albergue, pela madrugada, enquanto eu fechava "mis equipajes", duas americanas voltavam de uma festa... Por fim, pego as mochilas (uma pra frente outra pra trás), a bolsa de mão e meu chapéu Panamá... Fiquei até tonta com aquele peso todo...
Hora de acertar as diárias, não sei pq, mas a moça do albergue não quis me cobrar os dois últimos dias que eu estive lá... ou seja economizei 13 dólares. E o acesso a internet? Ela tb resolveu me "agradar", ou seja, economizei mais uns 15 dólares... Agradeci humildemente! (Será q ela ficou com pena me vendo como andarilha?, rs)
Chamo , então, um táxi! Paguei 5 dólares pela corrida, logo fiz meu chekin na empresa TicaBus (vale lembrar que em alguns países, da Am Central, não existem rodoviária, cada empresa tem o seu terminal, em cada ponto da cidade.)
Fiquei bem confortada,sentei na última poltrona, dessa vez ninguém ao meu lado. O ônibus partiria às 06:00 hs da manhã e chegaria 12:00 hs em Guatemala City. Adiós El Salvador! (...)
(...) Depois de algumas horas, o motorista acende as luzes do ônibus, sinal de que chegamos à fronteira. Essa, nem precisei descer, o próprio motorista se encarregou de pegar o passaportes, porém na entrada a Guatemala, já do outro lado da rua, tivemos que sair do ônibus, uma verificação rápida e tudo pronto!
Algumas horitas mais, eis que surge a cidade, Guatemala! Dessa vez nada me assustou, desci tranquilamente do ônibus, logo me vejo dentro de um táxi abrindo a página já marcada do "Lonely Planet" pra dar a "dirección" para o taxista - Hotel Ajau, se eu não me engano paguei 10 dólares a diária. Quarto com TV a cabo, ar condicionado, uma cama de casal só pra mim - que luxo! Fiquei perto do centro, das redes de fast food, do ponto de ônibus para ir em outros lugares... Até então, nada me abalava... Resolvi almoçar e andar na rua. Sozinha fui tomar uma sopa (estava com tanta vontade de sopa - todos os lugares que fui eram excelentes)... Aaaa estava me sentindo super bem, com aquela sensação: uau, estou tão habituada! Puro engano, quando chamei um táxi, o cara vira pra mim e fala: cuidado heim, vá apenas nos que têm um adesivo colado no vidro, esses sim são os credenciados. Eu pergunto: - e os outros? Ele disse: ladrões se passando por taxista. Naquele momento engoli com uma certa dificuldade, porém fui procurar um taxista credenciado e, acheiiiii! Pronto, tudo certo, tranquila, relaxada, abro o vidro do carro e começo a registrar o lugar, com a minha máquina, nada discreta, dava um clique aqui, outro ali... eis então que o taxista freia o carro, vira-se para trás e me dá uma bronca! Não faça isso, menina, quer ser assaltada? Arregalei os olhos, pedi desculpas, fechei o vidro e segui com ele! Pude passear pelo centro histórico, vi museus, catedrais, praças, monumentos, mas pouquíssimas fotos! Até que volto ao albergue e releio o Lonely, não tinha reparado numa frase que dizia: esta cidade é a mais perigosa da Am. Central... PQP!
Na verdade, somos tomados por informações, aos quais nos metem medo (se eu levasse em consideração tudo que lia sobre minha viagem, com certeza não estaria aqui, relatando os caminhos que andei. Não teria pisado nessas terras alegres, culturais, exóticas e belas). Porém, quero dizer que não é perigoso, muito menos que não devêssemos ler com devida atenção essas informações, porque são sim, bastante pertinentes. Mas relaxe, vá com roupas simples, sem jóias... e não saia a noite sozinho! Nunca se esqueça de conselho de pai e mãe (isso tb me ajudou muito)...
...Bom, se vc estiver na Guatemala e fugindo de redes de fast foods, procure restaurantes que lhe sirvam uma boa comida guatemalteca: tortillas, tamalitos, tamales, tacos, enchiladas, chuchitos... Pratos de origem maia tb é o forte, como feijões e etc. As bebidas mais tradicionais são: arroz com leite (isso mesmo que vc leu), refresco de jamaica (fruta da região) e caldo de frutas.
Haaaa e não se esqueça: não se surpreenda, as pessoas guatemaltecas, de fato são simpáticas e educadas. Obter informação é muito fácil.
A cidade da Guatemala é de fato perigosa, entrei a noite no Mc Donalds e na porta tinha um guarda armado com uma arma tão grande que arrastava no chão... Pra vc ver, pode ser até perigosa, mas é bem protegida ( coisa que não vemos por aqui). Fique tranquilo e desfrute desse lugar...
Hasta amigos, com mais expedição, falarei de Antígua, a cidade mais lindinha q já vi!

Nenhum comentário: