quinta-feira, outubro 1

Expedição Guatemala - PaRtE 2

Impressões de Antigua
Olhando o "Lonely Planet", percebi um pontinho muito charmoso no meio da Guatemala, um pontinho ao qual eu resolvi conhecer, Antigua. Peguei então um "school bus", paguei 3 dólares. Sozinha, admirei a paisagem, admirei a natureza... A viagem foi muito rápida, coisa de meia hora mais ou menos, cheguei.... Perguntei os horários de ônibus de volta e fui aproveitar aquele lugar. O charme era tanto, minhas impressões aumentavam, minha ausência se estabelecia... eu estava viajando naquele lugar... Não quis ir embora... Tive que ir, voltei a Guatemala City, dormi lá e dia seguinte fecho a diária e volto para Antigua, cheia de mochila, bolsas, mas fui... Claro, dia anterior aproveitei pra fechar um albergue, ao qual dei muita sorte, esse albergue era uma espécie de agência de viagens tb... lá reservei passeios fantásticos que contarei em outro post!
Antigua foi a primeira capital da Guatemala, seus prédios coloniais são bastante conservados e preservados. As ruas se parecem muito, portanto, cuidado, digo isso pq me perdia várias vezes... Andava muito e esquecia que uma hora tinha que voltar, até q um dia coloquei alguns pontos como referência: uma padaria da esquina e a porta de madeira do vizinho do albergue! As ruas são fantásticas! Coisa de cinema! Coisa simples e preservada!
O que mais me encanta nas viagens, além da beleza natural dos lugares, sem dúvida também é a beleza natural das pessoas, o modo como se vestem, como se expressam. Admiro raizes e tradições! As crianças são lindas, como me identifico com elas. (colocarei uma foto minha aqui dos tempos de criança, vcs perceberão a semelhança)
Antigua, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1979. E de fato, é linda.
Na Praça Central, e como toda praça de cidade do interior, tem seu charme, seu requinte, há uma fonte (construída em 1738) que fica iluminada a noite. À frente, está a Catedral de Santiago, fundada em 1542, destruída por terremotos e sempre reconstruída. É belíssima, com estilo barroco. No seu interior, uma tumba com os ossos de Bernal Diaz del Castillo, conquistador espanhol morto em 1581. Ainda próximo a praça, estão o Palacio de los Capitanes (1558) e o Palacio del Ayuntamiento (Conselho da Cidade, construído em 1743).
Conheci um australiano e seu ponto de referência era o El Arco (um gigante arco amarelo ligando os dois lados de uma rua). Atrás dele, pode-se ver a Igreja La Merced (1548). Ela e todas as outras sofreram as ações dos terremotos, mas foram restauradas. A mais notável é a Iglesia de San Francisco, construída na metade do século XVI. Uma parte dela (do lado direito)algumas partes ainda estão intactas.
Entre as ruínas, a que mais impressiona, pelo tamanho, foram as da Igreja e Convento de La Recolección. Construída entre 1701 e 1708, foi destruída por um terremoto em 1773.
Um ótimo lugar para se tomar café é o Café Condessa, na praça central. Perfeito!
Aliás, não pode deixar de comprar pó de café guatemalteco tb, comprei pra minha mãe, e o perfume ficou por horas e horas na cozinha, e que delicia de café!

O albergue era Onvisa - agencia de turismo! Paguei pelo quarto com tv a cabo(via a novela da globo lá), paguei também, os passeios para outras cidades, fechei tudo com eles... não me lembro do preço, mas valeu mmmuito a pena!
Comia numa rede de fast food tudo com galinha... tudo de frango! era gostoso e simpático, pq até os funcionários se vestiam como tais!
Aaaa foi sensacional, continuarei no outro post com Antigua e como fiz pra chegar no Lago Atlitan e as cidades que passei!
Hasta lueggo amigos e lembrem-se: a simplicidade nos faz enxergar muita coisa do bem e que faz ummm beem! :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah Antigua...linda, linda!
Ah Guatemala,apesar dos problemas que simpatia, simplicidade e educação que eu só encontrei em um grupo de guatemaltecos que conheci no RJ.
Incrível! Eu continuo adorando ler suas expedições...
* Tatiana, não subiu ao vulcão?! Fostes à Tikal?

Besos Lívia Corrêa