domingo, fevereiro 21

Expedição México - PaRtE 3

Tapachula, minha 1ª impressão do MX
(Obrigada pessoas queridas que, expressaram através de comentários, no post abaixo, sobre o carnaval de cada um de vcs! Adorei)...
... Voltando ao México.
Já passava alguma hora. Incrível, mas o tempo naquele lugar já não tinha importância. Só percebi quando chegou a "puesta-del-sol" (pitoresco, pois aquele nervosismo pré-fronteira já não existia mais, enquanto que o sol deixava de existir tb!)
Eis então, em algum momento, o motorista nos informa: - Hemos llegado en Tapachula, bienvenidos!
Pronto, agora "fudeu 3 x de roda", nao tinha, absolutamente nada sobre aquela cidade, o Lonely dessa vez nao pôde me ajudar e eu, num movimento involuntário desço do ônibus com a esperança de coisas boas!Foi ai que conheci o Mahmed (nem sei se é assim q se escreve), um mulçumano com o espanhol enrolado que tinha mais inglês e alemão que outra coisa. Sim, pq ele tb morou na alemanha. A vontade q ele tinha de falar a lingua dos nossos hermanos era tamanha q aquilo me surpreendia. Depois eu descobri o porquê dessa vontade... Mahmed, perdido como eu, estava em busca de outro ônibus, foi ai q ele me perguntou se eu poderia ajudá-lo. Eu disse, ironicamente que se essa ajuda me ajudasse tb, toparia! ahaha Abrimos o meu lonely e vimos cidades vizinhas, eis que surge: San Cristobál de Las Casas. Mas antes, resolvemos conhecer Tapachula, já estávamos ali, né?!
Tapachula é uma cidade com aproximadamente 290 mil habitantes localizada no estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala. Seu clima é quente e úmido e por incrível que pareça, vive basicamente do turismo. Isso de dá pelo fato da cidade estar às margens do Oceano Pacífico, quem não gosta de praia?
A cidade é universitária, animada, festeira. Um calor da porra, me fez apenas comprar uma garrafa de água. As vitrines insinuavam promoções de queima de estoque do natal, All-star por preço de bagatela... só de lembrar que comprei um por 50 dólares em El Salvador, me dava até tristeza!
Uma praça animada, carro de pipoca, igreja iluminada. Parece até cidade do interior de Minas. O calor era tanto que a criançada tomou conta do chafariz. Um showzinho mexicano ao ar livre.... Por isso que amo o México! Por isso que amo essa gente, minha gente!
Sabe, refleti em tanta coisa, coisa do bem. O mundo é muito grande, nós somos muito grandes. As pessoas entram na minha vida, não importa o grau de importância que elas têm, mas somam da mesma forma.
De volta a rodoviária, dormi um pouco, sim, pra nao gastar uma noite de hostel, resolvemos dormir na rodoviária ( um de cada vez, assim tomávamos conta da mochila do outro)... logo pelo fim da madrugada o ônibus ADO chega, agora não pegaria mais o Ticabus, por esse fazer do Panamá até Tapachula. ADO faz todo o percurso mexicano ( mais caro, por exemplo, de uma cidade a outra dentro México, gastava mais do que de um país ao outro na Am Central). Fomos em direção a San Cristobal.... (Bus travel in Mexico) Buenas Noches, impossível, né, a ansiedade me consomia e a falta de espaço tb, deve ser pq minhas pernas são maiores q um taco de sinuca! ahahahahh brincadeira!
Hasta amigos com mais expedições! E coisas incríveis estão por vir.



Um comentário:

Marcelo Mayer disse...

tequeila tequeila! ariba ariba!!!
foi-se a prova! agora dormir a tarde toda e esperar o gabarito!!!!