terça-feira, junho 16

Expedição Nicarágua - pArTe 4

O povo me engrandece
Fui então, conhecer Granada, as ruas e as histórias... conheci Granada como um todo, percorri e deslizei pelos textos, poesias... ai então que conheci Ernesto Cardenal (que homem fantástico).
Quero então confirmar que a influência de Cardenal, que muito me honra: me fascina, me encanta, me emociona.
"Ernesto esteve preso e exilado pela resistência à ditadura feroz de Somoza mas a sua celebridade deriva de sua ligação com o regime socialista da Nicarágua e com a reprovação pública que recebeu do Papa João Paulo II. Vida e obra são inseparáveis neste grande poeta. Partindo do místico para o poético, do coloquial para o histórico, do trivial para o revolucionário, em uma linguagem dessacralizada e quase narrativa, vivaz e perspicaz, não raras vezes é desconcertante e sempre emocionante. Muitas vezes é comparado a Pablo Neruda por seu caráter americanista e libertário e por sua prolixidade nos versos livres. Vive na comunidade de Solentiname, que ele criou no arquipélado do lago principal da Nicarágua"
Cristão, marxista, poeta e militante, Cardenal me sucumbiu a uma realidade perene... arrepiou meus cabelos do braço!
Tu e eu, ao perdermos um ao outro,
ambos perdemos.
Eu, porque tu eras o que eu mais amava,
tu, porque eu era quem te amava mais.
Mas, entre nós dois,
tu perdes mais do que eu.
Porque eu poderei amar a outras como amei a ti.
Mas a ti nunca ninguém jamais amará como eu te amei.


Voltando a Granada, "Granada foi fundada em 1524 por Francisco Hernandes de Córdoba. Foi uma das primeiras cidades fundadas por europeus em terra firme do continente americano. "
Granada é considerada um dos 25 lugares do mundo que não se deve deixar de visitar. Sua arquitetura colonial e neoclássica são belas e bem conservadas.
A verdade é que estou mais dentro de Nicarágua como nunca. Gosto de sentir no sentido da coisa, gosto de vibrar com o lugar... e diante daquele choro (quando liguei pro meu pai - no post Nicaragua parte 1), percebo o infinito pensar... quero agora chorar, mas com lágrimas de emoção!



Realmente, me encantou, hasta amigos com o Lago de Nicarágua

Nenhum comentário: