quinta-feira, junho 11

Expedição Nicarágua - PaRtE 2

o velho ônibus maquiado

* esqueci de dizer: paguei 8 dólares para entrar em Nicarágua
*curiosidade: voos da Europa para América, o ponto mais barato é chegar por Manágua (interessante, não?)...............................................................
Logo após a fronteira, Costa Rica - Nicarágua, chegamos a Manágua - capital do País. Estava um dia nublado, senti então que aquele escuro do céu compactuava com a cidade, fazendo então, uma espécie de combinação natural. É até triste dizer isso, mas a cidade tem um monte de "predicados" : 1º= 2 terremotos na história que devastou com monumentos, igrejas, ruas. 2º= A pobreza e cidade suja, muito lixo. 3º= Carros muito velhos e poluidores.
O ônibus parou em seu terminal, próximo então aos ônibus velhos convencionais da cidade. Como estava de mochila pesada e coisas pra carregar, e já com aquela idéia pré-julgadora de que a violência era de tamanha preocupação, resolvi então a pegar um táxi, eles ficavam na grade olhando, e todos, instintivamente vieram dizendo: Táxi? Táxi? Foi ai então que fui com um, ele era parecido com indiano, uma pele escura, castigada pelo tempo, e não é que aquele menino do ônibus foi junto comigo, tá tudo bem, seria então pra dividir um táxi - até pq em toda a América é normal táxi coletivo... Ai que começa a saga... A procura por um albergue foi díficil, até tinha, porém todos os pontos que informava para o taxista, ele me dizia q não era bom, longe do centro e perigoso. Ora, então o jeito foi procurar um hotel, já me levando num que conhecia, porém caro demais , comparando com os hostals que ja tinha ficado... 30 dólares e sem café da manhã, porém com internet. Tá tudo bem, não queria sair de novo procurando outras coisas pq nao queria perder tempo.... foi ai então que pedi para o mesmo taxista me levar ao centro pra eu comprar um cartão e ligar pra casa, um susto, o cartão custava 15 dólares , impressionante, mas o lugar que mais gastei foi na Nicarágua.... Ele deixou seu celular comigo, quando liguei pra casa, escutando a voz do meu pai, e paralelamente a situação, olhava a rua cheia de criança, pobreza.... eu chorei! Chorei, mas não querendo chorar, quando isso acontece comigo, ai que entro em prantos mesmo. Disse ao meu pai que a viagem mexeria muito comigo e que eu precisava daquilo, chorei de raiva: p q um povo tão humilhado e castigado? Chorei de medo e insegurança, pai não sei o que vou fazer aqui. Chorei de tristeza, pai, agora eu quero ficar aqui, quero ver a beleza, senti-la, vou achá-la. Meu pai não entendeu nada, disse apenas que aquele país foi tomado pelos Sandinistas guerrilheiros, que depois me falaria com calma. Disse pra eu ficar bem, pra eu parar de chorar, pq afinal estava ali pq queria aquilo. (hj ele me conta que ficou verdadeiramente preocupado depois daquela ligação, pq foi a primeira vez que ele sentiu insegurança de minha parte) Chorei sim, com coração apertado, embora tinha "muchas ganas" para conhecer o lugar. Fui então, com o taxista e que o mesmo se prontificaria a ficar comigo, e aquele garoto que achava um saco, ficou tb, dizendo até que eu poderia ficar na casa da tia dele. Bom, então fomos todos juntos, andar naquelas ruas. Realmente Manágua não se tem muita coisa, mas se dá pra apreciar o lago de Manágua(fotos acima), e tb o lago de Nicarágua(fotos para o próximo post): o maior lago da Am. Central. É tão grande que se pode chegar a Costa Rica viajando umas 10 horas de barco, é uma viagem barata, mas nada agradável....
Enfim, conheci o cinema da cidade(foto ao lado), enorme, em uma estrutura moderna, vi algumas poucas estátuas, o Palácio do governo(foto ao lado), e que naquele exato momento o presidente iria se dirigir a palavra ao povo, foi ai então que vi a guarda da cidade(foto lá em cima), sentei com eles, conversamos sobre a cidade, engraçado, porém todos são a favor do presidente, me disseram que ele luta pelo povo, a mais ou menos 15 anos!!!! É... Bom, esperei o presidente, mas ele se atrasou e eu nao podia me atrasar, queria conhecer os pontos que para eles, são importantes. Bateu a fome, fomos comer no Mac... até que to ficando amiga desses caras... Depois de um longo dia de caminhada, e exploração "interpessoal",me deixaram então no hotel e foram embora, o taxista se prontificou mais uma vez para ficar comigo no dia seguinte, e eu disse, isso vai sair caro pra mim, ele disse: não tão caro se vc estivesse sozinha. (vcs entenderam?) As vezes o barato sai caro mesmo.
Aproveitei pra entrar na net, achei perdida no "msn" minha irma que vive hj em Roma (uma história pra outro post, ela quis desbravar o mundo, logo após que se formou em arquitetura, e hj espera um bebê, alias todos nós, né), enfim, que viva esse mundo globalizado do bem, a gente conversou muito, fofocamos e decidimos algumas coisas...estava mega cansada, mas com uma esperança, um sentimento de conquista somada ao desconhecido, no dia seguinte iria a Masaya e ver o vulcão ativo da Nicarágua....
(foto ao lado, um Coreto da cidade)
* Nicarágua está sendo o país das descobertas - o país onde estou me libertando e me crucificando muitas vezes. Obrigada Deus, por me fazer gostar mais de sair de casa, do que ficar em frente a TV.
Até o próximo post com mais Nicarágua

Nenhum comentário: