sexta-feira, julho 17

Expedição: festival Vale do Café

praça em Vassouras-RJ

Todo ano, em julho acontece um dos maiores eventos que a região já viu. Não digo de Exposições Agropecuárias, não digo de shows de duplas sertanejas, nem de equipes como: furação 2000! Falo sobre o circuito do café no vale paraíba... O Festival Vale do Café, que esse ano acontece de 16 a 27 de julho, chega a sua sexta edição como o principal evento turístico e cultural do calendário de inverno na Região do Vale do Café.
Me orgulho pq fui criada nessas cidades.
O evento é realizado em todas as cidades que tiveram sua participação no período colonial - a programação está no site da TV Rio Sul e em um site que mostra com mais detalhes todo o EVENTO e conseguiram unir o festival com algumas manisfestações culturais, como: Jongo do Quilombo São José, Caxambu Renascer, Jongo de Barra do Piraí, Jongo da Cachoeira do Arrozal, Jongo de Pinheiral, Capoeira Arte Rasteira, Abadá Capoeira, Caninha Verde de Ferreiros, Itakalango, Êta Calango, Folia de Reis Estrela Guia, Folia de Reis Lázaro e Maria e Rezadeiras.
"Reafirmar o papel do Cortejo de tradições no Festival Vale do Café é reafirmar a diversidade da cultura brasileira." E a assessoria de MKT é da própria faculdade de Vassouras, com um amigo de décadas - Marcelo Maracajá. As programações vão desde espetáculos nas praças, cortejos de tradições, até uma visita a uma fazenda com uma mega evento te levando ao passado! Vale do Café, vale muito a pena, um passeio de um fim de semana... conhecendo tb, a nossa história, a história dos meus familiares. Que abrange: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.
Convido a todos um passeio como esse, com toda a família, caso não consiga vir no festival, as cidades ficarão abertas pra te receber. Acolhedoras, simpáticas e repletas de histórias...
Pude conhecer em anos passados algumas fazendas como: a da Prosperidade em Ipiabas - RJ, da família Muniz de Barra do Piraí, a fazenda Taquara em Barra do Piraí, Vista Alegre - Vassouras , casa da Era em Vassouras... algumas fazendas em Dorândia, Pinheiral, Coservatória... essas não foram inclu´pidas no roteiro, mas que tb valem mmmuito a pena... Meu sonho poder passar em todas. Só em Barra do Piraí tem : Hotel Fazenda do Arvoredo (Antiga Fazenda Santa Maria, Fazenda Ponte Alta, Fazenda São João da Prosperidade, Fazenda da Taquara, Fazenda Aliança...
Existe um livro que reune fotos de todas as fazendas preservadas da região - contando um pouco das historias, eu tenho esse livro, mas deixei com alguém em algum lugar... enfim, vale ver ao vivo, vale, vale, Vale do Café!
Tenho lembranças simples, porém acolhedoras desses lugares. Gosto, gosto sim...
Um bom fim de semana a todos e um bom passeio ás suas raizes, as nossas raizes!

2 comentários:

Anônimo disse...

Viajante,
Obrigado por aterrissar no meu blog com tão generosas palavras no seu scrap!
Tbem curti o seu, deu pra ir a lugares onde nunca fui...
abs
Zé Dassilva
http://zedassilva.blog.uol.com.br/

Daniel Miranda disse...

i ai, tati!!
beleza?

acabei de fazer um novo blog!!
depois, dá uma passada lá pra conferir!!!

grande bjo...

Daniel

http://www.somsonhos.blogspot.com/