segunda-feira, abril 26

Isso é poético?

em Lençois, Bahia
"Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito" Manoel de Barros...
Poesia é uma coisa que vem me alimentando... Não que eu encare umas miudezas de palavras e comece a desenhá-las. Busco-as não para compreender, mas para me desconhecer! (...)
Poesia pra mim vem de um pouco. Vem do quase pouco, mas que me consome muito. Poesia não é pra se entender, já dizia Manoel de Barros. E ele também disse: "quando as aves falam com as pedras e as rãs falam com as águas - é de poesia que estão falando..."
Por vezes preciso me conformar com linhas ou desenhos obscuros, porque deram pra fazer poesia visual. Deram pra "enxugar" palavras... assim quanto menos melhor, menos se entende e menos se discute, isso é poesia o resto é ladainha!
Ultimamente me pego a ler poesias, não porque conheci um poeta de fato, mas porque esse poeta me conheceu. E me fascina a ilusão de ser decifrável. Por isso me entreguei às suas "entrelinhas"
E pra Manoel de Barros, poesia é como voar fora da asa!!!
"Poetas e tontos são feitos com palavras" - Não faço poesia, isso não quer dizer que nao seja uma tonta! Sou sim, um defeito de mim mesma. Um verso sem rima e uma expressão apagada.
Tá, tudo bem... entrego-me ao ridículo, meu segundo poema em vida. Sim, porque o primeiro foi na 5ª série do colegial...

Falta pouco
Muito pouco para ela
Pouco demais para ele
Pouco se importam

Falta pouco
Do pouco que se falta
Mas que faz falta
A falta faz de um pouco
Um pouco quase muito para os dois

Falta pouco
Poucos dias que faltam
Poucos encontros e nada mais
Poucas horas que sempre faltam
Maldito quem inventou o tempo para esses dois

Mas falta pouco

2 comentários:

CIMPOACA LAURENTIU disse...

nice photo...

Marcelo Mayer disse...

o problema é que as pessoas têm a mania de ler um poema com os olhos do poeta. cada um deve ter a sua própria interpretação. o poeta busca que cada um se identifique conforme repertório, jamais seguir os passos de quem os escreve.